Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia a ampliação de áreas protegidas no Pantanal e a criação de uma nova unidade de conservação no Cerrado. As medidas somam mais de 174 mil hectares e foram apresentadas durante evento internacional em Campo Grande. O anúncio foi feito durante o Segmento de Alto Nível da Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15 da CMS). O evento reúne autoridades e especialistas para discutir a preservação da biodiversidade e de espécies migratórias.
As medidas incluem a ampliação do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e da Estação Ecológica de Taiamã. Também foi criada a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Córregos dos Vales do Norte de Minas. Segundo o governo federal, as ações buscam reforçar a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e das comunidades tradicionais.
Unidades de conservação ampliadas
No Pantanal, as duas unidades passam a ter mais 104,2 mil hectares protegidos. A Estação Ecológica de Taiamã aumentou de 11,5 mil para 68,5 mil hectares. O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense passou de 135,9 mil para 183,1 mil hectares. Com a mudança, a área protegida no Pantanal sobe de 4,7% para 5,4%, o que é essencial para espécies migratórias e tem um ciclo natural de cheias e secas que sustenta grande diversidade de vida.
Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva afirma que a ampliação das áreas é resultado da articulação entre governos, pesquisadores e comunidades locais. Além dos impactos ambientais, o governo também aponta benefícios econômicos, como impulsionar o turismo de natureza e a pesca, além de aumentar a arrecadação dos municípios por meio do ICMS ecológico.
Nova área protegida
No Cerrado, a nova reserva em Minas Gerais terá aproximadamente 69,9 mil hectares, abrangendo municípios do norte do estado. A reserva pretende proteger nascentes, garantir o uso sustentável dos recursos naturais e assegurar os direitos de comunidades tradicionais. O governo destaca que a nova unidade ajuda a preservar o Cerrado, conhecido como “berço das águas” do Brasil.
Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Mauro Pires, ressalta o empenho na agenda ambiental, destacando o compromisso com a proteção dos biomas, a valorização das comunidades tradicionais e o desenvolvimento sustentável.
Fogo no Pantanal: entre 1985 e 2024, o bioma foi o mais afetado pelo fogo, com 62% de seu território atingido. Corumbá é o município brasileiro que mais registrou área queimada acumulada entre 1985 e 2024, impactando especialmente a fauna e a flora locais.
Sobre o evento
Sob liderança do governo brasileiro, a COP15 reúne governos, cientistas, organismos internacionais e representantes da sociedade civil para definir estratégias de proteção a espécies migratórias em todo o mundo. A abertura oficial do evento está marcada para esta segunda-feira. Ações de conscientização e medidas de proteção ambiental são fundamentais para a preservação desses ecossistemas importantes para a vida silvestre e para o equilíbrio ecológico global.




