Lula cobra ONU por omissão em conflitos e atribui desgaste ambiental do Brasil ao governo Bolsonaro na COP-15

lula-cobra-onu-por-omissao-em-conflitos-e-atribui-desgaste-ambiental-do-brasil-ao-governo-bolsonaro-na-cop-15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, neste domingo (22), um discurso de forte conteúdo político e ambiental na COP-15, conferência das Nações Unidas voltada à proteção das espécies migratórias, realizada em Campo Grande (MS). Lula criticou a omissão do Conselho de Segurança da ONU diante de conflitos internacionais, condenou o enfraquecimento do multilateralismo e atribuiu a Jair Bolsonaro o desgaste da imagem externa do Brasil na área ambiental.

Em seu discurso, Lula associou o cenário global ao avanço de ações arbitrárias e à deterioração das instituições multilaterais, alertando para a instabilidade internacional. Destacou a relevância histórica da ONU, mas apontou falhas do Conselho de Segurança na busca por soluções de conflitos, ressaltando a importância de normas e cooperação. Lula comparou a política ambiental de seu governo com a gestão anterior, mostrando resultados concretos no combate à devastção dos biomas, além de novas medidas de preservação anunciadas durante a COP-15.

O presidente apresentou o Brasil como um ator buscando recuperar protagonismo internacional através da combinação de soberania, proteção ambiental e diplomacia ativa. De forma enfática, cobrou compromissos multilaterais, como a aprovação do Acordo de Escazú no Senado brasileiro, e destacou a importância de criar um santuário de baleias no Atlântico Sul e avançar na Área Marinha Protegida na Antártica.

Lula apontou três objetivos principais para a atuação do Brasil na COP-15: alinhar a agenda da conferência aos princípios das convenções ambientais, ampliar recursos financeiros e universalizar a Declaração do Pantanal. Destacou a importância da cooperação entre países sul-americanos na preservação ambiental e a proteção de rotas migratórias compartilhadas.

Na perspectiva internacional, o presidente alertou para os riscos de um mundo sem normas comuns e instituições capazes de conter escaladas militares e humanitárias. Defendeu a necessidade de cooperação internacional em contraposição ao fechamento de fronteiras e à intolerância, ressaltando a importância de um multilateralismo forte e renovado em vez de muros e discursos de ódio.

A conferência em Campo Grande foi um espaço importante para a discussão da governança ambiental internacional, com Lula situando a COP-15 em uma trajetória de décadas de preservação e proteção de espécies migratórias. O presidente fez um apelo para que a proteção da natureza seja vista como parte indissociável de um projeto que envolve soberania, cooperação internacional e fortalecimento das instituições multilaterais.

No contexto regional, Lula destacou medidas de preservação ambiental anunciadas durante o evento, como a criação de novas reservas e a ampliação de parques nacionais, ressaltando a cooperação já existente entre países sul-americanos para proteção de aves migratórias. O presidente encerrou seu discurso na COP-15 com expectativas sobre os desdobramentos do evento na pauta ambiental internacional, evidenciando a urgência de ações conjuntas para a proteção da natureza e a construção de um futuro sustentável.

Lula fez críticas à condução da ONU, enfatizou a importância da cooperação e multilateralismo, e reforçou a necessidade de normas e instituições fortes para prevenir conflitos. Seu discurso na COP-15 teve como objetivo principal destacar a relevância da preservação ambiental e da cooperação internacional na construção de um mundo mais seguro e sustentável, situando o Brasil como um país engajado nesse cenário global.

MAIS LIDAS
Sigue la emocionante carrera de Moto3 en Brasil con altas
Botafogo vence Bragantino e negocia contratação de jovem zagueiro Anthony.
Celso Portiolli corre atrás de perereca ao vivo no Domingo
Irã pronta para colaborar com a OMI visando a segurança
Golfinhos dão show no litoral do Rio de Janeiro neste
Cláudio Castro renuncia ao cargo de governador do Rio de
Homem é encontrado morto em incêndio em casa no Juvevê