Pastor de 80 anos é preso por estupro de vulnerável em SC – Polícia Civil de Santa Catarina

pastor-de-80-anos-e-preso-por-estupro-de-vulneravel-em-sc-policia-civil-de-santa-catarina

Um pastor de 82 anos foi preso nesta segunda-feira (23) em Indaial, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, após ser condenado por estupro de vulnerável. Os crimes ocorreram entre 2009 e 2015, quando a vítima era criança e adolescente.

Segundo a Polícia Civil, os abusos aconteceram no município de Apiúna e se estenderam por cerca de seis anos. A investigação estima que o crime tenha sido cometido 144 vezes.

Estupro de vulnerável é um crime sexual em que a vítima tem menos de 14 anos ou não tem capacidade de autodefesa, por estar dopada ou doente, por exemplo.

Na época, o condenado tinha cerca de 70 anos, atuava como pastor de uma igreja e era amigo da família da vítima. De acordo com a polícia, ele se aproveitava da relação de confiança e da vulnerabilidade social da família para fazer visitas frequentes à casa.

Ainda conforme a investigação, os abusos ocorriam principalmente quando o homem passava a noite no local, muitas vezes dormindo no mesmo quarto ou na mesma cama da criança. Os crimes começaram quando a vítima tinha 8 anos e continuaram até cerca dos 15 anos.

Pastor já foi condenado pelo mesmo crime

A prisão foi cumprida pela Delegacia de Polícia da Comarca de Ascurra, com base em um mandado decorrente de sentença definitiva.

O homem foi condenado a 15 anos, 6 meses e 20 dias de prisão, em regime fechado, pelo crime previsto no artigo 217-A do Código Penal, em continuidade delitiva.

Ainda segundo a Polícia Civil, o pastor já havia sido condenado em 2014 a oito anos de prisão, também em regime fechado, pelo mesmo crime, em um caso registrado no município de Indaial.

O crime é regido pelo artigo 217 do código penal e a penalidade pode ser de 8 anos a 15 anos de prisão. Se a conduta resultar em lesão corporal grave, a pena é agravada, podendo chegar até 20 anos. Se resultar em morte, a penalidade varia de 12 anos a 30 anos de condenação.

Embora esse tipo de crime dificilmente tenha testemunha e o autor tente se esquivar, o relato da vítima é o início para as investigações. A partir daí, a polícia tem diversos meios para buscar elementos para compor o processo.

MAIS LIDAS
PC de Oliveira analisa expulsão de Evertton Araújo em Corinthians
Imagens mostram estátua de Betinho sendo vandalizada na Enseada de
Aposta de Jundiaí (SP) divide prêmio de R$ 2,2 milhões
Os filhos de famosos brilham no Lollapalooza 2026 com estilo
Julgamento do caso Henry Borel começa no Rio de Janeiro.
Agrado toma decisões drásticas em ‘Coração acelerado’, leiloa vestido de