Governo de Goiás divulga 150 escolas vencedoras do Prêmio Leia 2026

governo-de-goias-divulga-150-escolas-vencedoras-do-premio-leia-2026-1

A Educação em Goiás tem se consolidado como uma política de Estado, com a divulgação das 150 unidades escolares vencedoras do Prêmio Leia 2026. O prêmio, concedido pelo Governo do Estado através do Programa AlfaMais Goiás, visa à redução dos índices de alfabetização nas escolas públicas.

As instituições selecionadas foram aquelas que se destacaram em alfabetização em 2025, com base no Sistema de Avaliação Educacional de Goiás (Saego-Alfa). O município de Rio Verde lidera, com 11 escolas premiadas, seguido por Aparecida de Goiânia, Goianira e Jaraguá. Minaçu, Itaberaí e Planaltina tiveram cinco escolas premiadas cada.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destacou o regime de colaboração entre estado e municípios funcionando via AlfaMais Goiás, e o governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei nº 23.730, que destina 50% do valor do prêmio para bonificação dos professores. A premiação é parte do compromisso do governo com a alfabetização na idade certa.

“Em Goiás, as escolas que alcançam as melhores notas no Saego e os melhores índices de alfabetização na idade certa recebem R$ 80 mil cada. Agora, 50% desse valor será repassado aos professores regentes das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental”, afirmou o governador.

O Governo de Goiás premiará outras 150 instituições com bons índices no Saego-Alfa, destinando R$ 40 mil a cada, para ampliar o alcance do programa e incentivar a melhoria contínua nas escolas. A lista completa das escolas premiadas está disponível no site do governo.

Os resultados positivos refletem o compromisso com a educação em Goiás. A premiação do Prêmio Leia 2026 é reflexo do trabalho sério de todos os envolvidos na alfabetização, evidenciando a evolução do setor no estado. A bonificação dos professores reforça o compromisso do governo com a educação de qualidade e a formação de base dos alunos goianos.

A premiação é resultado do esforço e dedicação de toda a comunidade escolar, reforçando a importância da parceria entre governo, professores, alunos e familiares para a melhoria contínua da educação em Goiás.

MAIS LIDAS
Seleção do Uruguai convoca 28 atletas para amistosos contra Inglaterra
Acidente grave na marginal da Raposo Tavares deixa pessoa em
Carreta tomba na Avenida Primeiro de Agosto em Piracicaba (SP)
Isa Bosco produziu material sobre o acidente com césio-137 após
O ator Gerson Brenner, conhecido por papéis cômicos na TV
Polícia Federal prende mulher suspeita de furtar material biológico na