Governador do DF decreta estado de calamidade pública

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou hoje (29) estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19).O decreto, publicado na manhã desta segunda-feira, terá validade enquanto perdurarem os efeitos da pandemia no Brasil.

O estado de calamidade pública é decretado quando ocorrem danos à saúde e aos serviços públicos, que comprometem seriamente a capacidade de resposta à crise. Com a medida, o Distrito Federal poderá receber recursos do governo federal, como a antecipação de benefícios sociais, liberação de seguros e a prorrogação de pagamentos de empréstimos federais, por exemplo.

Dados da pandemia no Distrito Federal, divulgados pela Secretaria de Saúde, mostram que o DF registrou até ontem, 44.905 casos confirmados de covid-19, com 548 óbitos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Estudante de Enfermagem viraliza com atuação realista em simulação de surto psicótico

Uma estudante de enfermagem de Maceió, Alagoas, se tornou um fenômeno nas redes sociais após protagonizar uma simulação de surto psicótico durante uma aula prática. Lays Santos, que interpretou a paciente, recebeu comparações com atrizes profissionais devido à intensidade de sua atuação.

No vídeo, Lays está deitada em uma maca enquanto seus colegas de classe interpretam profissionais de saúde tentando controlá-la. A simulação fez parte de um exercício prático realizado na sala de aula, mas a performance de Lays chamou tanta atenção que rapidamente viralizou.

A jovem recebeu uma enxurrada de elogios dos internautas, que ficaram impressionados com sua atuação. “Hollywood tá perdendo essa,” brincou um seguidor, enquanto outro comentou: “Parabéns pela entrega, parecia real.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp