Os carros mais vendidos no Brasil em 2019

O ano de 2019 foi marcado por lançamentos importantes no mercado brasileiro. Novas gerações dos hatches líderes de mercado e do sedã médio queridinho dos consumidores foram apresentadas. Teve também renovação de linha de veículos consagrados e a estreia de um SUV compacto que mexeu no segmento. Confira a lista completa dos carros mais vendidos em 2019.

Os carros mais vendidos em 2019

Ranking Modelo Unidades Vendidas
GM Onix 241.214
Ford Ka 104.331
Hyundai HB20 101.590
Renault Kwid 85.117
VW Gol 81.285
Fiat Argo 79.001
GM Prisma 73.721
VW Polo 72.057
Jeep Renegade 68.726
10º Jeep Compass 60.362
11º Hyundai Creta 57.460
12º Toyota Corolla 56.727
13º Nissan Kicks 56.062
14º Fiat Mobi 53.444
15º Ford Ka Sedan 51.260
16º Renault Sandero 50.303
17º Honda HR-V 49.488
18º VW Virtus 46.876
19º VW Fox/Cross Fox 38.487
20º Toyota Yaris Hb 37.686
21º VW T Cross 37.081
22º Hyundai HB20S 34.893
23º Ford EcoSport 34.206
24º VW Voyage 32.055
25º Toyota Yaris Sedan 29.759
26º Renault Captur 28.660
27º GM Spin 28.361
28º Honda Civic 27.318
29º Renault Logan 27.003
30º GM Onix Plus 26.852
31º Renault Duster 26.090
32º Honda Fit 24.457
33º Fiat Cronos 24.080
34º Nissan Versa 21.779
35º Fiat Uno 19.928
36º Toyota Etios Hb 18.963
37º GM Cruze Sedan 17.829
38º Citroen C4 Cactus 16.438
39º GM Tracker 16.333
40º Fiat Siena 16.188
41º Honda City 14.578
42º Toyota Hilux Sw4 13.523
43º VW Up 13.460
44º Toyota Etios Sedan 13.305
45º GM Cobalt 13.103
46º VW Tiguan 13.074
47º Honda WR-V 12.160
48º VW Jetta 11.248
49º Peugeot 2008 8.693
50º Chery Tiggo 5X 7.971

Os SUVs mais vendidos de 2019

Ranking Modelo Unidades Vendidas
Jeep Renegade 68.726
Jeep Compass 60.362
Hyundai Creta 57.460
Nissan Kicks 56.062
Honda HR-V 49.488
VW T Cross 37.081
Ford EcoSport 34.206
Renault Captur 28.660
Renault Duster 26.090
10º Citroen C4 Cactus 16.438
11º GM Tracker 16.333
12º Toyota Hilux Sw4 13.523
13º VW Tiguan 13.074
14º Honda WR-V 12.160
15º Peugeot 2008 8.693
16º Chery Tiggo 5X 7.971
17º Chery Tiggo 6.250
18º Hyundai Ix35 5.786
19º GM Equinox 4.630
20º Bmw X1 4.257
21º Toyota Rav4 4.242
22º Kia Sportage 4.082
23º Mitsubishi ASX 3.764
24º Hyundai Tucson 3.579
25º Volvo Xc60 3.443
26º GM Trailblazer 3.360
27º Land Rover Discovery 3.042
28º Citroen Aircross 2.805
29º M.Benz Classe GLA 2.762
30º Volvo XC40 2.429
31º Peugeot 3008 2.367
32º Mitsubishi Eclipse Cross 2.356
33º Mitsubishi Pajero 2.195
34º Chery Tiggo 7 2.174
35º Mitsubishi Outlander 1.983
36º Audi Q5 1.969
37º Suzuki Jimny 1.956
38º Audi Q3 1.701
39º Suzuki Vitara 1.238
40º Troller T4 79 1.234

Comerciais leves mais vendidos em 2019

Ranking Modelo Unidades Vendidas
Fiat Strada 76.223
Fiat Toro 65.566
VW Saveiro 42.270
Toyota Hilux 40.419
GM S10 32.161
Ford Ranger 22.218
VW Amarok 18.911
Fiat Fiorino 17.342
Renault Oroch 13.363
10º GM Montana 12.524
11º Mitsubishi L200 10.226
12º Renault Master 8.478
13º Nissan Frontier 8.090
14º Fiat Ducato 5.489
15º Hyundai HR 3.996
16º VW Express 3.497
17º Kia K2500 2.430
18º Peugeot Expert 2.306
19º Citroen Jumpy 1.984
20º Iveco Daily 35S14 1.825
21º Peugeot Partner 1.798
22º M.Benz Sprinter 313 1.571
23º Iveco Daily 30S13 848
24º Ram 2500 652
25º Citroen Berlingo 626
26º M.Benz Sprinter 297
27º Peugeot Boxer 222
28º Jac V260 196
29º Iveco Daily 175
30º Citroen Jumper 169
31º M.Benz Sprinter 415 138

Análise dos dez carros mais vendidos em 2019 no Brasil

10. Jeep Renegade

O modelo conseguiu manter o posto de SUV mais vendido do país, mas precisa abrir o olho. O Renegade passou por uma leve reestilização em meados de 2019 e ganhou equipamentos e versões para se manter na liderança.

Com 68.726 unidades comercializadas, superou em quase 9 mil unidades o seu companheiro de vitrine, o Jeep Compass, utilitário médio que é mais caro e espaçoso. Porém, o Renegade teve no seu encalço durante todo o ano os rivais Hyundai Creta e Nissan Kicks.

E ainda viu o Volkswagen T-Cross – lançado em março – ser o SUV mais vendido nos dois últimos meses do ano passado.

9. Volkswagen Polo

O compacto premium anotou 72.057 emplacamentos no ano que passou muito graças ao conjunto e à fama de robustez da marca alemã.

Só não vendeu mais, provavelmente, por causa do preço, já que começa em R$ 50 mil, quase R$ 5 mil a mais que o principal rival, o Fiat Argo.

Selecionamos, de acordo com os dados da Fenabrave, quais foram os carros mais vendidos em 2019. Líder no Brasil foi o Chevrolet Onix.
Foto Volkswagen | Divulgação

8. Chevrolet Prisma

O velho Prisma virou Joy Plus depois da chegada da nova geração, Onix Plus, em setembro. Mas o posto de sedã mais vendido do Brasil não foi abalado.

Foram 73.721 carros entregues no ano passado, mais de 20 mil de frente para o principal rival, o Ford Ka Sedan. Custo/benefício agressivo, opção de câmbio automático a preços razoáveis e mais de 600 revendas contribuíram para o sucesso do modelo.

E para quem acha que a festa da General Motors vai acabar com o novo sedã compacto dividindo atenções, um aviso: o Onix Plus, mesmo depois de recall e casos de incêndio, fechou o mês de dezembro como o segundo carro mais vendido do país, com mais de 9 mil unidades.

7. Fiat Strada

A imbatível picape da marca italiana continua soberana no ranking dos carros mais vendidos em 2019 – e sem ser incomodada. Foram 76.233 unidades comercializadas em 2019, 34 mil a mais que sua principal concorrente no segmento de compactas, a VW Saveiro.

Os preços devem começar perto dos R$ 70 mil, contudo não será impeditivo para virar duas décadas na liderança da categoria. Até porque essa velha Strada será mantida em linha em versões mais básicas e preços iniciais de R$ 55 mil.

6. Fiat Argo

Sem dúvida, um dos melhores carros lançados pela Fiat nas últimas décadas. E o mercado finalmente percebeu que a marca sabe fazer carro “mais caro”. Tanto que o modelo entregou 79.001 unidades em 2019, mesmo com muitas novidades nos segmentos abaixo tentando beliscar vendas das versões iniciais do Argo.

Só que o custo-benefício do compacto premium é muito agressivo e essas configurações de entrada são encontradas facilmente por R$ 45 mil em ofertas de concessionárias país afora – mais barato que hatches menores e menos equipados.

5. Volkswagen Gol

Ele já foi o rei das ruas brasileiras por 27 anos seguidos, perdeu a liderança, mas não foi completamente esquecido. Tanto que em 2019 se consolidou novamente como o Volkswagen mais vendido do país, com 81.285 emplacamentos – apesar de perder a quarta posição no geral.

É verdade que boa parte desse desempenho se dá por venda direta, mas a tradição do compacto deixa o modelo no Top 5 do mercado. Mantém preços competitivos, baixo custo de manutenção e conjunto mecânico robusto – hoje tem até variante automática – para se manter até a chegada da nova geração, que deve ocorrer em 2021.

4. Renault Kwid

O pequenino virou figurinha fácil no país e ajudou a Renault a fechar 2019 como a terceira marca em participação de mercado entre os automóveis de passeio – superando as tradicionais Fiat e Ford.

Segundo carro mais barato do país – R$ 34.790, pouco acima do Fiat Mobi básico -, ganhou versão aventureira em 2019, a Outsider, com direito a uma campanha publicitária que evocou o desenho “Caverna do Dragão” e deixou o subcompacto em evidência.

3. Hyundai HB20

O modelo da Hyundai perdeu a vice-liderança do ranking dos carros mais vendidos em 2019 para o Ford Ka. E não dá para dizer que “jogou de igual para igual” – como a mídia esportiva clubista adora justificar derrotas de seus times prediletos.

Porém, foram 101.590 emplacamentos no ano passado, com momentos de ajustes da fábrica de Piracicaba (SP) justamente para a chegada da segunda geração do compacto, em setembro – tanto que, em dezembro, o hatch foi só o sétimo mais comercializado.

Mas a briga pelo segundo lugar promete ser melhor em 2020. O renovado HB traz mais de 10 versões, três opções de motores, custo de manutenção baixo e cinco anos de garantia para tentar virar o jogo.

Selecionamos, de acordo com os dados da Fenabrave, quais foram os carros mais vendidos em 2019. Líder no Brasil foi o Chevrolet Onix.
Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

2. Ford Ka

O Ka se preparou para o que estava por vir em 2019 e isso se refletiu nas vendas. Um ano antes, a Ford deu uma boa guaribada na linha compacta, com face-lift, novos equipamentos, trato nos motores, melhor acerto dinâmico, caixa automática e versão aventureira Freestyle.

1. Chevrolet Onix: o primeiro dos carros mais vendidos em 2019

Pelo quinto ano consecutivo, a liderança do modelo da General Motors é inquestionável e parece inabalável. Foram 241.214 unidades vendidas em 2019 – isso mesmo, você não leu errado. É bem mais que o dobro do segundo colocado, o Ka.

O pessoal do mi-mi-mi vai dizer que a Fenabrave junta as vendas do velho compacto com a nova geração, mas as entregas do hatch novo começaram só em novembro. “Ah, mas o Onix tem muita venda direta”. Pois bem, considerando só o varejo, o compacto da Chevrolet emplacou mais de 140 mil unidades. Ou seja: continuaria com larga vantagem sobre as vendas totais do rival da Ford.

E a segunda geração, com mais equipamentos, motor turbo econômico e preços agressivos, tem tudo para fechar um sexto ano na ponta em 2020.

Selecionamos, de acordo com os dados da Fenabrave, quais foram os carros mais vendidos em 2019. Líder no Brasil foi o Chevrolet Onix.

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Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

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