Advogada trans é a primeira a ter registros modificados pela OAB-GO

Na próxima segunda-feira a advogada Amanda Souto Baliza, de 29 anos, membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) poderá exercer advocacia com sua nova carteira da OAB.

A advogada, é a primeira mulher trans a retificar seu registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Para a advogada esse é um processo burocrático é uma conquista.

“Eu vejo a retificação do registro civil como uma conquista muito grande para a população trans, porque é extremamente constrangedor ter que apresentar um documento que não corresponde com a imagem que está sendo passada pela pessoa”, explica.

O uso de nomes sociais de advogados e advogadas travestis e transexuais em seus registros e carteiras de identidade profissional foi regulamentado pelo Conselho Federal da OAB em 2016.

Para a presidente da comissão Taísa Steter, essa decisão da OAB faz diferença para fora do ambiente da advocacia, mas traz impactos sociais que a administração da justiça exige.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos