As feiras livres especiais de Goiânia foram autorizadas a retornar as atividades a partir do dia 21 de Julho, em Goiânia. Feiras tradicionais como a Feira Hippie, do Sol e da Lua, deverão voltar com algumas condições bem definidas, por exemplo: as barracas devem ser montadas com dois metros de distância umas das outras na lateral, deixando um corredor de circulação de, no mínimo, três metros.
As regras para a retomada dessas atividades, após mais 120 dias paralisadas, foram publicadas nesta sexta-feira (17), via portaria da Prefeitura de Goiânia e por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec).
O documento determina, por exemplo, que as feiras devem funcionar apenas com 50% da quantidade total das bancas. Os comerciantes farão revezamento por numeração das barracas entre ímpares e pares. a cada dia de funcionamento, é a vez de um grupo numérico.
Outras regras para os frequentadores e comerciantes são o uso de máscara facial, a distância de um metro entre clientes e trabalhadores, a limpeza frequente de superfícies com álcool 70% e dar preferência a pagamentos via aplicativo ou cartão.
Nos casos de uso dinheiro e troco, a recomendação é devolver em um saco plástico para que não haja contato direto, entre o vendedor e o comprador.
Já nas bancas voltadas para a comercialização de alimentos, o consumo está permitido. Mas os cardápios, por exemplo, foram cortados.
Outras medidas incluem:
- Disponibilizar álcool em gel 70% para trabalhadores e clientes;
- Limpar frequentemente as superfícies e desinfectar;
- Desinfectar com álcool 70% os objetivos que forem compartilhados;
- Disponibilizar lixeiras e, preferencialmente, com tampa e pedal;
Outras regras para a comercialização de alimentos:
- Distância de no mínimo 2 metros entre as mesas;
- Não é permitido o consumo de alimentos em pé e apenas pode, no máximo, quatro pessoas por mesa;
- Disponibilizar talheres descartáveis, além de temperos e condimentos em sachês;
- Higienizar mesas e cadeiras com álcool 70% após o uso de cada cliente;