Bebê é diagnosticado com Covid-19

Nesta sexta-feira, 17, um bebê de cinco meses internado no  Hospital Materno Infantil (HMI) na Unidade de Terapia de Intensiva (UTI) foi testado positivo para coronavírus. O bebê viajou de Campinorte para capital para fazer uma cirurgia no coração.

Depois de confirmado, todos outros pacientes e acompanhantes que estão na UTI pediátrica fizeram o teste. Enquanto não sair o resultado dos testes, os dez pacientes e sete acompanhantes não podem sair da UTI. O bebê e a mãe estão separados em um leito de isolamento. A criança só poderá passar pelo processo cirúrgico após se recuperar do Convid.

Os funcionários que tiveram contato com o menino afirmam que ainda não fizeram os exames e seguem trabalhando normalmente. Segundo um colaborador, ninguém sabia que a criança internada desde terça-feira, 14, estava com Covid.

“Só foi descoberto porque ele… é protocolo de outro hospital para onde iria mandar ele ser testado antes de ir porque lá não recebem, né, e descobriram. Recebemos a informação que só foram convocados para testagem os médicos e enfermeiros, ou seja, os técnicos, as outras equipes que trabalham na UTI não serão testados”, denúncia o funcionário que preferiu não ser identificado.

De acordo com funcionários do hospital, o bebê não estava isolado e a equipe manteve contato sem os equipes de proteção adequados. “E nós funcionários, todos, não foi só um ou dois, tivemos contato com ele dessa maneira. Demos banho, pulsionamos veia, ajudamos na intubação e na aspiração. Pegamos ele no colo, às vezes, porque a criança estava chorando muito”, conclui.

Nota do Hospital Materno Infantil

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) informa que o estado de saúde do bebê N.B.C. de 5 meses continua grave. Ele está em ventilação mecânica e sem febre. O bebê deu entrada na unidade, na terça-feira (14 de julho), em estado grave com problema cardíaco. Ele não apresentava sintomas clínicos para Covid-19 e não foi informado que ele teve contato com pessoas infectadas. Por precisar de cirurgia, o HMI fez exame no paciente, cujo resultado saiu na sexta-feira, 17, e deu positivo para Covid-19. O paciente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, em isolamento.

A unidade fez o levantamento de todos os profissionais que tiveram contato com o bebê para realizar o exame. Os outros pacientes internados na UTI pediátrica e os acompanhantes foram isolados e já passaram pela testagem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp