Pesquisa aponta volta de crescimento da popularidade de Jair Bolsonaro

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro voltou a crescer depois do abalo político da saída dos Ministros da Justiça, Sérgio Moro, e da Educação, Abraham Weintraub. Entre acusações de interferência na Polícia Federal, suspeitas contra Flávio Bolsonaro, a prisão do amigo Fabrício Queiroz e a divulgação do vídeo da reunião ministerial, parece que a poeira finalmente abaixou para o presidente do Brasil.

Jair Bolsonaro, que se recupera do contágio do coronavírus, está aparentemente num momento de trégua com seus adversários e os sinis disso já podem ser observados nas pesquisas de aprovação.

É o que mostra uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a XP Investimentos. De acordo com o levantamento, após atingir a mínima de 25%, Bolsonaro disparou e registra aprovação de 30%. É a melhor marca desde 24 de abril, com números próximos dos patamares anteriores à saída de Sérgio Moro do governo ou setembro de 2019, quando os números eram bastante semelhantes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de julho e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp