Confira a primeira rodada do Brasileirão 2020, Globo transmitirá jogo do Flamengo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira a tabela detalhada das 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. A competição terá início no dia 8 de agosto, um sábado, e os primeiros times a entrarem em campo serão Fortaleza e Athletico-PR, que duelarão a partir das 19 horas na Arena Castelão, em Fortaleza. Na mesma data acontecerão mais duas partidas: Coritiba x Internacional, às 19h30, em Curitiba, e Sport x Ceará, às 21 horas, no Recife.

A rodada inaugural terá os sete jogos restantes no dia seguinte. Logo na manhã de domingo, às 11 horas, o Botafogo receberá o Bahia no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Às 16 horas, o atual campeão Flamengo começará a defesa de seu título contra o Atlético-MG, no Maracanã. De acordo com a tabela da CBF, esse duelo terá transmissão das TVs aberta e fechada, além do pay-per-view.
Os clubes paulistas também farão suas estreias no dia 9. Às 16 horas, o Corinthians jogará contra Atlético Goianiense, na Arena Corinthians, em São Paulo, o Santos receberá o recém-promovido Red Bull Bragantino, campeão da Série B, na Vila Belmiro, e o São Paulo duelará contra o Goiás, em Goiânia. Mais tarde, às 19h45, o Palmeiras atuará em seu estádio, o Allianz Parque, contra o Vasco.

A primeira rodada, também no domingo, terá ainda o Grêmio recebendo o Fluminense, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a partir das 19 horas. Vale lembrar que todos os jogos serão realizados com os portões fechados e com todo o protocolo elaborado pela CBF na prevenção ao novo coronavírus. O Brasileirão tem previsão de encerramento em fevereiro de 2021.

As cidades e estádios pré-definidos são aqueles habitualmente utilizados pelos clubes mandantes. Em reunião conjunta com a CBF, todos concordaram em jogar fora de suas cidades ou Estados caso isso seja necessário na época de suas partidas, em razão de restrições sanitárias ainda vigentes por conta da pandemia. Conforme prevê o Regulamento Geral das Competições, essas mudanças, caso necessárias, deverão acontecer até 10 dias antes da data da partida.

Há ainda a possibilidade de alguns duelos da primeira rodada serem adiados por conta da participação de alguns clubes nas decisões de seus Estaduais. Este é o caso, por exemplo, dos times de São Paulo, já que a segunda partida da final do Campeonato Paulista está marcada para o dia 8 de agosto.

A definição da transmissão dos jogos segue o ordenamento legal vigente no país, em decorrência da Medida Provisória 984/2020, que concede ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas. A CBF diz que não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor.

SÉRIE B – Assim como no Brasileirão, a CBF divulgou nesta quarta-feira o desmembramento das nove primeiras rodadas da Série B. A competição começará no dia 7 de agosto, uma sexta-feira, com quatro jogos e o primeiro deles, às 16h30, será entre CSA e Guarani, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Na mesma data, à noite, jogam Ponte Preta x América-MG, Confiança x Paraná e Avaí x Náutico.

Rebaixado pela primeira vez na história à segunda divisão, o Cruzeiro fará a sua estreia no sábado, dia 8, contra o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O time celeste começará a competição com seis pontos a menos por causa de uma punição da Fifa pelo não pagamento de uma dívida.

Confira a primeira rodada do Brasileirão:

08/08 (sábado)

19 horas – Fortaleza x Athletico-PR – Arena Castelão

19h30 – Coritiba x Internacional – Estádio Couto Pereira

21 horas – Sport x Ceará – Ilha do Retiro

09/08 (domingo)

11 horas – Botafogo x Bahia – Estádio do Engenhão

16 horas – Flamengo x Atlético-MG – Maracanã

16 horas – Santos x Red Bull Bragantino – Vila Belmiro

16 horas – Corinthians x Atlético-GO – Arena Corinthians

16 horas – Goiás x São Paulo – a definir (em Goiânia)

19 horas – Grêmio x Fluminense – Arena do Grêmio

19h45 – Palmeiras x Vasco – Allianz Parque

Confira a primeira rodada da Série B:

07/08 (sexta-feira)

16h30 – CSA x Guarani – Estádio Rei Pelé

19h15 – Ponte Preta x América-MG – Estádio Moisés Lucarelli

20h30 – Confiança x Paraná – Estádio Lourival Baptista

21h30 – Avaí x Náutico – Estádio da Ressacada

08/08 (sábado)

11 horas – Juventude x CRB – Estádio Alfredo Jaconi

16 horas – Operário-PR x Figueirense – Estádio Germano Kruger

19 horas – Cruzeiro x Botafogo-SP – Mineirão

19 horas – Vitória x Sampaio Corrêa – Estádio Barradão

21 horas – Cuiabá x Brasil-RS – a definir

09/08 (domingo)

11 horas – Oeste x Chapecoense – Arena Barueri

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp