Bombeiros se preparam para a Semana Santa

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) irá lançar oficialmente nesta quarta-feira (12) a Operação Semana Santa 2017. O lançamento será feito na cidade de Goiás. A estimativa é que aproximadamente 480 bombeiros militares reforcem o efetivo durante o feriado.

O lema da campanha será Celebre a Fé com Segurança. O objetivo da operação é garantir que as pessoas possam se divertir com segurança em rios, lagos e piscinas. uso do colete salva-vidas continuará sendo um dos focos da campanha. A ação dos bombeiros visa prevenir e atuar nas áreas de acidentes de trânsito, em especial em rodovias que dão acesso aos destinos turísticos, acidentes náuticos, incêndios, no resgate de bens materiais e salvamentos às vítimas.

Os 41 quartéis do CBMGO participarão da operação. Na quinta-feira (13) pela manhã, os bombeiros estarão nas principais saídas de destinos turísticos de Goiânia distribuindo panfletos educativos para os turistas. Os bombeiros também estarão de plantão nas rodovias GO-060, 020, 070, 139 e 403 e BR-020, além de postos avançados como no Lago das Brisas, Lago dos Tigres, Aruanã, Cachoeira Dourada e Chapada dos Veadeiros.

No ano passado, a Operação Semana Santa do CBMGO registrou 1291 ocorrências como ações de busca e salvamento, defesa civil, incêndios, resgate, entre outros. Durante o feriado da Semana Santa de 2016, houve redução no número de pessoas vítimas de afogamento em Goiás. A expectativa para este ano é que o número possa ser reduzido novamente.

*Com informações do Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp