Projeto que cria Secretaria da Retomada é aprovado em Plenário

Nesta quinta-feira, 23, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em segunda votação e última votação votação,com 18 votos favoráveis dos 21 deputados presentes, o projeto de lei n° 3084.20. O projeto promove uma minirreforma administrativa no Poder Executivo de Goiás, como a criação da Secretaria da Retomada, alterações de competências, mudanças de subordinação e transferência de cargos.

Segundo o Governo, o objetivo do projeto é de dirimir os impactos negativos da pandemia do novo coronavírus na economia goiana. O foco da nova secretária é o trabalhador, a partir de medidas que vão fortalecer e priorizar criação de empregos, a qualificação profissional, o financiamento das atividades econômicas e o empreendedorismo. Durante assinatura de contrato entre a GoiásFomento e a Caixa Econômica Federal (CEF), também nesta quinta-feira, o governador destacou o pioneirismo de Goiás.

“Estamos andando a frente de todos os outros Estados do Brasil. Estamos antecipando um momento que nós sabemos que virá. O prognóstico de desemprego é alto, a previsão é de chegar a 30%”, ressaltou o governador em relação às medidas econômicas e sociais.

O governador Ronaldo Caiado havia anunciado antes da votação que a Secretaria da Retomada seria comandada pelo subsecretário de Fomento e Competitividade, César Augusto Sotkeviciene Moura, irá comandar a Secretaria da Retomada. De acordo com o governador de Goiás o projeto visa tratar do trabalhador que não consegue trabalho durante a pandemia, microempresário, autônomos e todos enfrentaram dificuldades durante a crise.

“Todos esses problemas, seja da área da cultura, do lazer, todos eles vão chegar ao governo e buscaremos saídas que sejam capazes de dar ao cidadão o direito de comandar a própria vida”, afirma o governador.

A escolha de César foi devido tratar-se de uma pessoa viciada em política e de estar dentro da GoiásFomento e da Secretaria de Indústria e Comércio. “Tem um perfil técnico muito qualificado para atender às necessidades da nossa secretaria. Pode propor mudanças na legislação, avanços em novas parcerias com órgãos municipais e federal”, concluiu Ronaldo Caiado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp