Conselho Tutelar faz ação para evitar que crianças venezuelanas peçam dinheiro em ruas de Goiânia

Nesta quinta-feira, 23, o Conselho Tutelar realizou uma ação para combater a exploração de crianças venezuelanas que ficam pedindo dinheiro em ruas e portas de estabelecimentos de Goiânia. O ato aconteceu após uma série de denúncias de exploração das crianças.

Foram encontradas mais de 100 pessoas vivendo no mesmo hotel, no Setor Norte Ferroviário. A conselheira Roseli Monteiro explicou que “de acordo com nossa lei brasileira do Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA], eles estavam em situação de vulnerabilidade. Entendemos que o Brasil é um país acolhedor, mas, em conformidade com o ECA, a situação em que eles estão vivendo não pode acontecer”.

Ela informou, ainda, que todos apresentaram a carta de autorização emitida pela Polícia Federal para permanecer legalmente no país e que alguns deles estavam em Goiânia há mais de um ano. O caso vai ser notificado à Secretaria Municipal de Assistência Social para que a situação seja acompanhada.

Foto: Reprodução/ONU

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos