A Receita Federal abriu nessa sexta-feira, dia 24, a consulta do terceiro lote de restituição do imposto de renda de 2020. Neste lote serão pagos R$ 5,7 bilhões, repetindo o valor recorde do segundo lote de restituição, distribuídos entre cerca de 4 milhões de contribuintes.
Desse valor, R$ 2 bilhões serão pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Cerca de 2,9 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março também terão direito à restituição.
O contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal e conferir a situação. Na consulta à página da Receita é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Se houver inconsistências, o contribuinte pode avaliá-las e fazer a regularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza também um aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Esse é o link para baixar o aplicativo da receita:
O pagamento do lote está previsto para o dia 31 de julho. Neste ano, os lotes foram reduzidos de sete para cinco com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago em 29 de maio e o prazo de declaração, em decorrência da pandemia, acabou apenas em 30 de junho.