Assembleia legislativa da Cidade do México criminaliza a ‘cura gay’

O legislativo da Cidade do México aprovou uma lei que torna crime a terapia de conversão de gays em heterossexuais. Essa é a primeira região do México que proíbe a terapia de conversão. A capital também foi a primeira jurisdição do país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo gênero, em 2009.

Pela nova lei, define-se terapia de conversão da seguinte forma: medidas psicológicas ou psiquiátricas ou tratamentos que têm como intuito nulificar, dificultar ou debilitar a expressão da orientação sexual ou identidade de gênero de uma pessoa.

Os deputados da assembleia aprovaram o projeto em uma sessão virtual. A proposta teve apoio de diferentes partidos. Quem oferecer o serviço de terapia de conversão agora pode estar sujeito a até cinco anos de prisão. As penas mais duras são para quem submeter menores de idade à prática.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Serie A 2025: Mirassol, Sport e Ceará conquistam acesso

A Serie A do Campeonato Brasileiro de 2025 receberá o Mirassol pela primeira vez e o retorno do Sport Club Recife e do Ceara, após uma noite repleta de emoção na Serie B. As três últimas vagas na elite do futebol nacional foram definidas no domingo, 24, com o Santos, já garantido na segunda divisão, selando o título de campeão com 68 pontos.
 
O Santos, liderando a tabela, confirmou seu título de campeão da Serie B com uma campanha impressionante. O Mirassol, com 67 pontos, e o Sport, com 66 pontos, garantiram as segundas e terceiras colocações, respectivamente. O Ceara, com 64 pontos, completou o quarteto de times que subiram para a Serie A de 2025.
 
O Sport Club Recife foi o grande destaque da noite, retornando à primeira divisão do futebol nacional após três anos na Serie B. Jogando na Ilha do Retiro, o Leão venceu o já classificado Santos por 2 a 1, com gols do atacante Lucas Lima, um deles de penâlti. Wendel Silva marcou o gol do Santos. O meio-campista Barletta do Sport desperdiçou uma penalidade aos 39 minutos da segunda etapa, defendida pelo goleiro Brazão, o que poderia ter aumentado o placar.
 
O Mirassol abriu o placar contra a Chapecoense, time da 15ª colocação, com Yuri Castilho marcando aos 15 minutos da primeira etapa. O time do interior paulista administrou o resultado até o apito final e comemorou o acesso inédito na história do clube.
 
Paralelamente, os times visitantes Novorizontino e Ceará, que precisavam vencer fora de casa, estavam empatados sem gols na primeira etapa. No entanto, Paulo Baya marcou aos 37 minutos do segundo tempo para o Goiás, selando a vitória por 1 a 0 e impedindo o acesso do Novorizontino à Serie A de 2025. Este resultado favoreceu o Ceara, que não saiu do 0 a 0 com o Guarani, último colocado na tabela, e garantiu sua vaga na elite do futebol para o ano que vem.

Rebaixados

Além do Guarani, com apenas 33 pontos, outros três times foram rebaixados para a Serie C de 2025: Brusque (19º), com 36 pontos; Ituano (18º) com 37 pontos; e Ponte Preta (17º), com 38 pontos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp