Hoje, 27 de julho é comemorado o dia do motociclista. A data é comemorada no dia 27 por uma razão: nos anos 70, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), descobriu que no país existiam diferentes datas para o “Dia dos Motociclistas”, o que bagunçava o calendário e tirava a importância da data.
Em 27 de julho de 1974, Marcus Bernardi, um ex-mecânico da Honda faleceu. Marcus era apaixonado por motos e muito amigos dos clientes e funcionários da Concessionária Honda de Sorocaba, onde trabalhava. A popularidade do funcionário levou o dono da concessionária, Rogério Gonçalves, a sugerir que o dia 27 de julho passe a ser o Dia Nacional dos Motoqueiros em homenagem ao amigo.
A ABRAM aprovou a ideia e passou a comemorar o Dia do Motociclista no aniversário de falecimento de Marcus Bernardi. Em 1984 o deputado Alcides Franciscatto fez a proposta que a data fosse incorporada no calendário nacional. Desde então passou a se comemorar oficialmente o dia do Motociclista em 27 de julho.
O movimento ganhou força e, em 1984, o deputado Alcides Franciscatto propôs que a data fosse incorporada ao calendário brasileiro. Desde então, o dia 27 de julho passou a ser, oficialmente, o Dia Nacional do Motociclista.