27 de julho se comemora o Dia do Motociclista

Hoje, 27 de julho é comemorado o dia do motociclista. A data é comemorada no dia 27 por uma razão: nos anos 70, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM),  descobriu que no país existiam diferentes datas para o “Dia dos Motociclistas”, o que bagunçava o calendário e tirava a importância da data.

Em 27 de julho de 1974, Marcus Bernardi, um ex-mecânico da Honda faleceu. Marcus era apaixonado por motos e muito amigos dos clientes e funcionários da Concessionária Honda de Sorocaba, onde trabalhava. A popularidade do funcionário levou o dono da concessionária, Rogério Gonçalves, a sugerir que o dia 27 de julho passe a ser o Dia Nacional dos Motoqueiros em homenagem ao amigo.

A ABRAM aprovou a ideia e passou a comemorar o Dia do Motociclista no aniversário de falecimento de Marcus Bernardi. Em 1984 o deputado Alcides Franciscatto fez a proposta que a data fosse incorporada no calendário nacional. Desde então passou a se comemorar oficialmente o dia do Motociclista em 27 de julho.

O movimento ganhou força e, em 1984, o deputado Alcides Franciscatto propôs que a data fosse incorporada ao calendário brasileiro. Desde então, o dia 27 de julho passou a ser, oficialmente, o Dia Nacional do Motociclista.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos