A partir do dia 30 de agosto, 3.155 integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros passarão a receber suas promoções. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado, nesta terça-feira, dia 28, data em que se celebra os 162 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). “Sabemos do atraso, mas o compromisso está feito. Em 30 de agosto já começaremos a quitar as parcelas das promoções do ano anterior”, afirmou o governador em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Caiado explicou que o défict nas contas do estado não permitiram que a promoção acontecesse antes. E agora, em 2020, a pandemia do novo coronavírus também impossibilitou a destinação de recursos. “O Governo tem respeito, carinho e compromisso com todos os policiais, seja da PM, dos Bombeiros, da Polícia Civil, Técnico-Científica e também da Polícia Prisional”, declarou.
O pagamento da concessão de promoção aos militares irá gerar um impacto de cerca de R$ 66 milhões anuais na folha dos servidores públicos do Estado de Goiás. Caiado extinguiu a categoria de policiais de 3ª classe, que recebiam salários mais baixos que os demais servidores da Segurança Pública. O fim da classe de policiais de 3ª classe foi uma tentativa do governo estadual de demonstrar respeito aos profissionais da segurança.
Desde 2019 Governo de Goiás também investe em capacitação profissional, equipamentos, armamentos e viaturas para assegurar as devidas condições de trabalho aos policiais militares.
Também foi criada a Patrulha Rural Georreferenciada, para combater a criminalidade na zona rural, e a reforma e estruturação do Batalhão da Polícia Militar Rural. Em janeiro de 2020, os policiais e bombeiros militares tiveram os benefícios de aposentadoria prorrogados, conforme foi reivindicado pela classe.