Os 10 maiores tesouros encontrados

Imagina encontrar um artefato que vale mais do que o prêmio da loteria? Difícil de acreditar, não é mesmo? Entretanto, algumas pessoas viveram essa sorte, acharam tesouros que impressionaram o mundo inteiro. Nesta seção, separamos alguns desses sortudos, confira:

10° Temple of the Feathered Serpent

No centro do México, o arqueólogo Sergio Gómez encontrou mais de 70 mil artefatos no túnel de Teotihuacan. Alguns deles são tão preciosos que tem seu valor inestimável. Tudo começou quando o estudioso reparou algo estranho no local: a formação de uma pequena depressão na superfície. Então decidiu, depois da autorização, escavar a região, fazendo a grande descoberta.

9° Tesouro de Frome

No ano de 2010, Dave Crisp descobriu 52.503 moedas romanas dentro de um recipiente que estava enterrado. Depois de muito estudo, pesquisadores descobriram que o tesouro datava do século III e valia aproximadamente 300 mil dólares. Hoje, o item se encontra no Museu Britânico, em Londres.

8° Barley Field

Imagina encontrar por acaso 9 mil moedas enterradas depois de usar um detector de metal? Isso aconteceu com o jovem Barley Field. Ele viveu esse momento de sorte ao encontrar acidentalmente o tesouro quando estava brincando com um detector. O achado foi avaliado em 495 mil dólares.

7° Ringlemere Cup

Encontrado na Inglaterra em 2001, o artefato ocupou lugar em nosso ranking com o valor superior a meio milhão de dólares. O item, descoberto por Cliff Bradshw, se trata de uma louça feita de ouro maciço produzida na Idade do Bronze.

6° Tesouro Viking

A cultura viking é uma das mais apreciadas do planeta, sendo tema de grandes filmes e séries de televisão. Por isso o mundo ficou perplexo depois de uma grande descoberta realizada por David Whelan na Inglaterra, no ano de 2007. O sortudo encontrou artefatos vikings no valor de 1,3 milhões de dólares. Entres os achados estava 617 moedas de prata e 65 de ouro.

5° Tesouro de Hoxne

Avaliado em 4 milhões de dólares, o tesouro foi encontrado acidentalmente por Peter Whatling quando estava tentando encontrar um martelo perdido. O fazendo não tinha a menor ideia do que se tratava, mas logo descobriu que era um dos maiores achados da Britânia.

4° Tesouro de Staffordshire

Você ainda não acredita em sorte? Essa é sua chance de mudar de ideia. Avaliado em 4,2 milhões de dólares, Terry Herbert encontrou o tesouro em uma propriedade privada. A coleção foi registrada como uma das mais preservadas e valiosas de origem anglo-saxônica, contendo mais de 1,5 quilos de ouro.

3° Tesouro de Środa

A coroa com certeza é um dos objetos mais nobres de todos os tempos, tem o objetivo de apontar poder, grandeza e luxuosidade. Ornada em ouro e pedras preciosas, um desses artefatos foi encontrado na Polônia em 1985, sendo avaliado em 120 milhões de dólares.

2° Black Swan Project

Black Swan Project é o nome dado por uma descoberta de um valor de meio bilhão de dólares. O achado se trata de toneladas de moedas que estavam perdidas em alto mar desde de 1804. Pesquisadores afirmaram que o artefato era de origem espanhola e havia sido perdido pela frota Nuestra Señora de las Mercedes.

1° Tesouro Hindu

Na província de Kerala, na Índia, encontramos o tesouro mais preciosos do planeta, avaliado em 7,5 bilhões de dólares. Considerado o maior achado da cultura hindu, a descoberta foi realizada em uma câmara subterrânea de um templo consagrado ao deus Vishnu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp