Os 10 peixes mais caros do mundo

Os peixes são os animais mais indicados para as pessoas que gostam de pets que fazem menos bagunça. Entretanto, cuidar desses bichinhos dá tanto trabalho quanto qualquer outro. Mas, a verdade é que vale a pena tê-los em casa, pois são surpreendentemente lindos. Por exemplo, existem espécies que são tão elegantes e tão raros que podem custar uma nota. Listamos alguns abaixo, confira:

10° Candy Basslet

Com cores fortes e avivadas, esses peixes podem chegar a 6 centímetros de comprimento, sendo um dos menores da nossa lista. Esta bela espécie pode ser encontrada em algumas ilhas do Mar do Caribe e na costa do Espírito Santo, Brasil. O animal pode chegar a custar mil dólares

9° Clarion Angelfish

Se o ranking fosse de espécie mais linda, com certeza este animal estaria entre os três primeiros. Entretanto, alcançou o nono lugar com um valor de aproximadamente 2,5 mil dólares entre as espécie mais caras do mundo.

8° Wrought Iron Butterflyfish

Encontrada na Austrália, essa espécie é uma das mais difícil de obter, pois pescá-los é uma tarefa árdua. Com cores peculiares e atingindo até 15,24 centímetro de comprimento na fase adulta, este animal pode chegar a custar 2.700 dólares

7° Australian Flathead Perch

Exclusivo das águas da Austrália, esta espécie custa 5 mil dólares. O animal tem o corpo comprido e a cabeça peculiarmente achatada. Além disso, gosta de lugares mais escondidos para se abrigar, como frestas das rochas

6° Neptune Grouper

Considerado raro por ser difícil de encontrar, esta espécie pode chegar a um valor de 5 mil dólares. Com diversas cores, este animal é um dos mais belos que pode deixar seu aquário ainda mais interessante.

5° Golden Basslet

Tão pequeno e gracioso, o Golden Basselt pode ser encontrado no Oceano Pacífico e Atlântico. Além disso, o animal pode chegar a um valor de 8 mil dólares, o que o fez ocupar um lugarzinho em nosso ranking.

4° Bladefin Basslet

Difícil escolher qual é o mais bonito da lista, porque todos tem sua beleza e sua peculiaridade. Este, por exemplo, é perfeito pelo tamanho e pelas suas cores, deixaria qualquer aquário elegante. Entretanto, esta espécie é difícil de obter devido ao seu valor comercial, chegando a 10 mil dólares.

3° Peppermint Angelfish

Esta espécie é tão rara que deixa qualquer dono orgulhoso. O peixe pode chegar a custar 30 mil dólares, sendo um dos mais caros do mundo, por isso que poucos o possui. Em 2012 a espécie ficou em exibição no aquário Waikiki, no Havaí, a fim de que as pessoas pudessem admirá-lo.

2° Freshwater Polka Dot Stingray

Famosa pela sua forma arredondada, esta espécie é uma das mais charmosas do globo. O animal pode ser encontrado nas águas de Taiwan e seu valor comercial é extremamente elevado, chegando a 100 mil dólares. Além disso, este peixe é conhecido por ser extremamente calmo e tímido, conseguindo conviver facilmente com qualquer espécie.

1° Platinum Arowana

Enfim chegamos ao nosso vencedor. O Platinum Arowana encontrou o topo da lista com um valor próximo de 400 mil dólares. Este animal tem uma aparência única devida a várias mutações genéticas sofridas. Entre elas, uma variação de cor, como vermelho, verde, preto e amarelo. Além disso, seu tamanho pode chegar a 90 centímetro e a espécie é capaz de alcançar 50 anos de vida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp