As 10 maiores “previsões” realizadas pela série The Simpsons

Com certeza The Simpsons é uma das animações da Fox Animation Studios mais famosos do mundo, sendo a mais popular entre o público brasileiro. Entretanto, a obra ganhou maior atenção por sua suposta capacidade de prever o futuro. Parece loucura não é mesmo? Mas diversos acontecimentos desenrolados no enredo de vários episódios se concretizaram no mundo real. Nesta seção separamos 10 deles, confira:

10° Ouro olímpico dos Estados Unidos

Em 2010, Os Simpsons mostrou um divertido capítulo que relatava a conquista dos Estados Unidos nas olimpíadas, obtendo a famosa medalha de ouro. Realmente isso aconteceu em 2018, caso que moveu a internet achando que a animação teria prevido a situação. Porém, muitos afirmaram que isso era apenas uma coincidência, pois uma hora ou outra a equipe americana iria realizar esse grande feito.

9° A compra da Fox pela Disney

Em 1998, a série fez uma brincadeira na abertura de um episódio mostrando que a Walt Disney seria dona da Fox. Entretanto, isso só veio acontecer anos mais tarde, precisamente em 14 de dezembro de 2017 quando a empresa assinou um contrato no valor de 52,4 bilhões de dólares.

Será que a animação teria acesso a alguma informação privilegiada dentro da empresa ou foi apenas um palpite de sorte?

8° Espionagem

Em 2013 foi revelado, por Edward Joseph Snowden, um esquema de espionagem global organizado pelo governo dos Estados Unidos, fato que impressionou o mundo. Entretanto, a série já tinha supostamente revelado a situação ao mostrar a tecnologia de espionagem americana em um filme lançado anos antes da notícia, o esquema era conhecido na ficção como olhos e ouvidos do governo.

7° Show da Lady Gaga

Não é uma novidade que a cantora Lady Gaga e um sucesso no mundo, fazendo shows em todo planeta. Entretanto, em 2012 um episódio da série foi ao ar mostrando a artista em um evento em Springfield. O que ninguém esperava era que Gaga faria uma performance semelhante anos mais tarde.

6° Crise financeira na Grécia

Essa, sem dúvida, é uma das maiores coincidência ocorrida. Em 2012, um jornal fictício da série apresentou que uma notícia interessante: a crise financeira na Grécia. De fato isso aconteceu anos mais tarde, forçando o país a declarar falência.

5° Surto do ebola

George, o Curioso, foi um dos grandes personagens que divertiu milhares de crianças no mundo todo. Em 1997, Os Simpsons utilizou a estratégia da intertextualidade quando usou o ícone George para anunciar algo que mais tarde chamaria atenção do mundo: o vírus ebola. Em 2013 aconteceu o surto da doença em todo o continente africano.

4° Previsão da copa de 2014

O ano de 2014 foi um dos mais esperados e mais triste para nós brasileiros. Isso porque o Brasil recebeu um dos maiores eventos futebolístico do planeta, a Copa do Mundo FIFA. Entretanto, ocorreu o inesquecível 7 a 1. Porém, a animação já havia relatado, em 2013, alguns acontecimento que se concretizaram no decorrer do campeonato, como a lesão de Neymar e a vitória da Alemanha na competição.

3°  Prêmio Nobel

Será que entre os produtores da animação tem alguém que descobriu como viajar no tempo?! Em 2010, a série exibiu um bloco de apostas, que pertencia ao personagem Millhouse, onde apontava Bengt Holmström como vencedor do prêmio Nobel. Seis anos mais tarde veio a confirmação do acontecimento.

2° Eleições nos Estados Unidos

Ainda sobre viagem no tempo, a série deixou os telespectadores perplexos com o episódio Bart to the future, onde apontava discretamente quem venceria as eleições de 2016 dos Estados Unidos. Neste capítulo o personagem Bart teria viajado para um futuro próximo e teria visto sua irmã, Lisa Simpson, no cargo máximo da nação e lutando para colocar a economia em ordem depois da destruição causado pelo seu  antecessor Donald Trump.

1° Cédula de 200 no Brasil

Na mesma temporada da série sobre os relatos da copa de 2014, algo extraordinário aconteceu: o aparecimento da nota brasileira de 200 reais. Na animação, Homer teria sido um juiz de alguns jogos e teria sido subornado para alterar as decisões das partidas. Os criminosos ofereceram cédulas que até então não existia no país. Entretanto, o que estava apenas na ficção se concretizou, pois o Conselho Monetário Nacional anunciou, no dia 29 de agosto de 2020, a criação da cédula de 200 reais com o lobo-guará estampado.

Será que Os Simpsons acertaram só na criação da nota ou também tem corrupção no futebol brasileiro?

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp