Cecilia Czepak, professora da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve seu trabalho reconhecido a nível mundial. A docente é autora de projeto que investigou a praga Helicoverpa armigera.
O estudo, desenvolvido junto a outros pesquisadores, foi publicado na revista Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT) e chamou a atenção do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO).
O grupo australiano se uniu à iniciativa de Cecília Czepak para aprofundar a pesquisa e produziu um artigo publicado em março, na revista científica britânica Nature.
A principal linha de pesquisa se baseia em estudos do DNA mitocondrial e no cruzamento de dados sobre a comercialização de produtos agrícolas no Brasil. “Não foi fruto de bioterrorismo, mas sim do descuido na fiscalização dos produtos agrícolas importados pelo governo brasileiro”, afirma Cecilia Czepak.
A docente também ressaltou a importância da iniciativa para a biossegurança, pois detecta falhas importantes no sistema quarentenário brasileiro.
Levando em consideração a globalização e os riscos que uma praga como essa pode causar à agricultura, a Helicoverpa armigera tornou-se uma preocupação mundial. A pesquisa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para coleta das amostras.
O material foi enviado para pesquisadores da França, Índia e de outros locais do Brasil, depois de autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
*Com informações do Adufg