No sábado, 15, às 14h10, o Jaó/Universo decide o título da Superliga B no Rio de Janeiro. O adversário é o Sesc-RJ, comandado pelo bicampeão olímpico Giovane Gávio. Os times foram os melhores da fase de classificação e mantiveram a soberania nos playoffs, sem perder uma partida sequer.
O vencedor, além do título, terá uma vaga na Superliga A, a elite do voleibol nacional, na temporada 2017-18. Para conquistar o acesso, o Jaó aposta na boa fase. O time goiano vem de 10 vitórias consecutivas e não perde desde o início de janeiro. Na fase de classificação, o Jaó/Universo também derrotou o Sesc-RJ, com um 3 a 1, em Goiânia.
Hitalo Machado, técnico do Jaó/Universo, tem experiência na Superliga B como auxiliar técnico e está otimista para a grande final. “Ficamos muito felizes com a vitória sobre o Sesc-RJ na primeira fase, mas esse será um jogo diferente. Nosso trabalho de todo o campeonato será finalizado no sábado. Vai ser um jogo difícil, mas vamos estar prontos para nos superar novamente”, aposta. Hítalo tem apenas 24 anos e enfrentará o campeão olímpico Giovane Gávio, de 46 anos. Com pouca idade, o técnico goiano mostrou que tem competência para dirigir o time finalista e chegou à final com apenas uma derrota dos 12 jogos disputados.
O capitão do time, Fabiano, que também tem experiência na Superliga B, comenta que o nível do campeonato cresce a cada ano e o profissionalismo aumenta. “Este ano tivemos uma Superliga disputada e, graças a Deus, a campanha do Jaó/Universo foi ótima. A equipe conseguiu fazer uma ótima preparação física e técnica e achar a sintonia do grupo com essa mescla de jogadores experientes e novatos”, afirmou.
Sobre a final, nada está decidido ainda. “Por sermos a única equipe que venceu o Sesc-RJ, acredito que eles virão com uma vontade a mais. Vamos jogar a final, que vale o título de campeão da Superliga B e garante vaga na Superliga A. As equipes irão se confrontar sem vantagens uma sobre a outra. O jogo está zerado e temos 5 sets para buscar o título”, finalizou.