Hospitais do Estado terão horário diferenciado neste feriado

Com o decreto do ponto facultativo instituído nesta quinta-feira, dia 13, véspera do feriado (14), a população terá atendimento diferenciado entre os dias 13 e 16, nas unidades de Saúde e Hospitais do Estado. Confira a programação:

Hemocentro
A unidade de Goiânia estará aberta nesta quinta- feira, das 7 às 12h, para receber doações de sangue. Fecha durante o feriado e só retoma as atividades na segunda- feira (17).

Central de Medicamentos Juarez Barbosa

A CMAC Juarez Barbosa não funcionará nos dias 13 e 14 de abril de 2017. Segunda-feira, dia 17/04, retornará com suas atividades normais.

Hospital Materno Infantil (HMI)

O atendimento funcionará em regime de plantão nesta quinta- feira (13) e sexta- feira (14). Os setores administrativos da unidade voltarão a funcionar normalmente no dia 17 de abril (segunda-feira), a partir das 8h. Já o atendimento de urgência e emergência funcionará, normalmente, durante o feriado prolongado.

Hospital Alberto Rassi (HGG)
No ambulatório, não haverá atendimento de consultas eletivas especializadas. Nos setores de cirurgia/ internação, médicos e outros profissionais de saúde plantonistas seguem sua escala normalmente.

Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa)
Nos dias 13 e 14 de abril (quinta e sexta-feira) os setores administrativos da unidade estarão em recesso e voltarão a funcionar em 17 de abril (segunda-feira), a partir das 8h. Já o atendimento de urgência e emergência funcionará normalmente durante o feriado prolongado.

Credeq
No Credeq Prof. Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, terá expediente normal na quinta- feira e regime de plantão (equipe técnica) na sexta-feira. Não haverá expediente administrativo.

Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (HuANA)
Os serviços assistenciais ofertados à população continuam em funcionamento normal, com todos os plantões completos.

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL)

O atendimento de assistência, urgência e emergência funcionará em regime de plantão durante os dias 13 e 14 de abril. Os setores administrativos estarão fechados com retorno as atividades em 17 de abril, às 8h. Já o atendimento de assistência, urgência e emergência funcionará normalmente durante o feriado prolongado.

Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso)

Em função do feriado da sexta-feira Santa e de acordo com o Decreto nº 8.930, os servidores do bloco administrativo terão ponto facultativo na quinta- feira (13) e sexta- feira (14), retornando na segunda feira (17), normalmente. Os celetistas das áreas administrativas, estarão em recesso na sexta-feira (14), retornando, também, na segunda-feira normalmente. As áreas assistenciais não terão alteração nas escalas dos plantonistas.

Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol)
O atendimento médico na emergência do Hospital será normal no feriado. Apenas o Banco de Sangue não fará captações na sexta-feira, dia 14 de abril, sendo que na quinta-feira (13) e sábado (15) a coleta acontecerá normalmente, das 07h às 18h30 e das 07h às 12h, respectivamente.

Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO)

Os atendimentos na Emergência funcionarão, normalmente, 24 horas. Já o atendimento Ambulatorial e Administrativo não ocorrerá de 13 a 16 de abril.

Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER)

O atendimento ambulatorial e as terapias estarão suspensas no dia 14 de abril. O serviço de Internação funcionam normalmente, sem interrupção. Somente exames de ressonância serão realizados. Ressaltamos que para os exames o agendamento é eletivo – para pacientes internados no CRER ou previamente encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS)
Durante o feriado nessa sexta-feira (14), funcionará somente o serviço de curativos.

Hospital de Doenças Tropicais (HDT)

O atendimento de urgência e emergência funcionará normalmente nesse feriado. Já os setores administrativos, Farmácia Ambulatorial e o Ambulatório de Consultas estarão fechados nos dias 13 e 14 de abril (quinta e sexta-feira) e voltarão a funcionar normalmente no dia 17 de abril (segunda-feira), a partir das 8h.

Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO)
Informamos que aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, desenvolvemos internamente, em regime de plantão, atividade laboratorial, sendo que o atendimento externo ocorre somente para o recebimento de amostras, das 07 às 18h,, nas seguintes condições:
Amostras clínicas para cultura oriundas de pacientes internados nos hospitais;material proveniente de investigação de surtos epidemiológicos, sanitários e ambientais; material para diagnóstico de doenças de notificação compulsória conforme Portaria 204/SVS/MS de 17 de fevereiro de 2016; e outras situações de urgência.

*Informações Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp