Busca por pessoas com Covid-19 chega em Cidade Vera Cruz, em Aparecida

Nesta sexta-feira, 07, e sábado, 08, 120 agentes comunitários de saúde e de endemias estarão realizando a busca ativa por pessoas com sintomas de Covid-19 nos setores Cidade Vera Cruz 1 e 2.

O processo é realizado visitando casas e estabelecimentos comerciais para fazer a entrega de material explicativo sobre o novo coronavírus e consultando se tiveram contato com pessoas positivadas ou sentem algum sintoma de gripe.

No caso de pessoas que apresentem os sintomas, serão encaminhadas para a testagem em dois pontos de coleta, um na na Feira Coberta na Avenida V-05 e outro no Ceu das Artes, em outro ponto da Avenida V-05. 

As testagem serão realizadas no sábado. A ação da Prefeitura de Aparecida objetiva testagem da população em massa, possibilitando mapeamento e isolamento dos que testaram positivo. A ação é uma medida para o enfrentamento da doença,

Nas primeiras duas ações as equipes de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes comunitários de endemias (ACE) visitaram cerca de 12 mil casas nos setores Buriti Sereno e Independência Mansões. 

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, pontua que os dados servem para balizar as políticas públicas que serão tomadas, que é necessário conhecer a realidade do Covid-19 no município.

Além da busca ativa nos bairros com mais casos, os exames são solicitados por médicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações no 0800-646-1590.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos