Testagem ampliada de antígeno na população chega à região Noroeste da capital

Nesta terça-feira, 11, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, testará a população da região Noroeste, formada por 74 bairros e mais de 180 mil habitantes, para identificar casos da Covid-19. A testagem começa às 8h e segue até sexta-feira, 14.

A região foi escolhida após estudos epidemiológicos que a apontam como grande circulação da Covid-19. Para evitar aglomerações, os testes serão realizados em duas unidades de educação: Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, no Morada do Sol, nas modalidades drive thru e pedestres; e na Escola Municipal Stephania Alves Bispo, no Jardim Liberdade, que atenderá pedestres.

Nos dois locais seguirão os protocolos adotados no Jardim Guanabara, como equipes que atuarão na triagem, coleta, realização do teste e equipe médica para atender os casos positivos. Todas equipadas para evitar o contágio.

Serão realizados os testes em moradores acima de 12 anos e que não apresentam sintomas, que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados nos últimos dias. Para quem possui sintomas o orientado é que procure uma unidade de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adquiriu 185 mil testes rápidos de antígeno que identificam o vírus no momento da infecção. A realização desse tipo de testagem é inédita no estado. 

A testagem objetiva identificar os casos, conter a transmissão do vírus e diminuir o número de internações e óbitos na capital. A Prefeitura de Goiânia já realizou mais de 80 mil testes para detectar o novo coronavírus.  

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Assistência integral em odontologia do Crer de Goiás é destaque entre especialistas

Com o objetivo de oferecer assistência integral ao usuário, o Governo de Goiás, por meio do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, conta com atendimento odontológico de referência para os pacientes em tratamento na unidade. Este serviço tem atraído o interesse de especialistas de várias localidades.
 
O Crer é único em sua abordagem, oferecendo um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local. Recentemente, a unidade recebeu a psicóloga e professora da Universidade Britânica de Sheffield, Sarah Baker, editora-chefe da Community Dentistry and Oral Epidemiology, uma das publicações de grande relevância no campo de ensino e pesquisa da odontologia. Sarah, que veio ao Brasil a convite da Universidade Federal do Goiás (UFG) para conhecer como a odontologia funciona no Sistema Único de Saúde (SUS), ficou impressionada com o trabalho da unidade.
 
“O Crer é único. Nós não temos um serviço similar a esse no Reino Unido. O fato de você oferecer um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local é único. Foi uma visita maravilhosa,” afirmou a professora Sarah.
 
Além disso, o Crer também recebeu intercambistas da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes da USP, Leticia Santos Maciel e Rodrigo Camargo Soares Figueiredo, destacaram a oportunidade de terem uma prática enriquecedora. Eles ressaltaram a importância da qualificação profissional e da inclusão no atendimento odontológico hospitalar.
 
“A visita foi uma experiência que mudou minha visão do atendimento odontológico em ambiente hospitalar. O tratamento odontológico de pessoas com deficiência segue o viés científico e ético. Profissionais qualificados cuidando de pessoas que muitas vezes têm o atendimento negado em outros centros,” compartilhou Rodrigo.
 
O atendimento altamente especializado e direcionado a pessoas com deficiência é um diferencial do Serviço de Odontologia do Crer. Com profissionais capacitados para esse tipo de assistência, o hospital oferece atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria. Desde sua abertura, a unidade já realizou mais de 270 mil procedimentos odontológicos, demonstrando sua eficácia e compromisso com a saúde bucal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp