Obras na área da Saúde vão ampliar atendimento em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia reformando e construindo na área da saúde, na área primária e de urgência. Um dos projetos é a transformação de Cais em Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

A UPA Chácara do Governador é a primeira obra que será entregue, na quinta-feira, 13 de agosto. A unidade foi reformada e ampliada, recebendo adequações para ser transformado em UPA 24h Porte III. Entre as mudanças realizadas no local estão a criação da sala de hidratação, sala de isolamento, abrigo para gás medicinal, ampliação da recepção, cobertura para ambulância, nova sala de observação de pediatria. Na estrutura administrativa foi aumentado as salas de repouso e mais sanitários para funcionários.

O Cais Chácara do Governador realizava os atendimentos de emergência e ambulatoriais  nas especialidades médicas de ginecologia, urologia, dermatologia e alergia.Possuindo serviços de psicologia, fonoaudiologia e odontologia e com a ampliação oferece também ortopedia e pediatria. 

Esta semana estão previstas as entregas de duas Unidades de Saúde da Família(USF), na região Norte. A USF Balneário Meia Ponte, com três novos consultórios, além de nova pintura e fachada. Na USF São Judas Tadeu foram implantadas novas calçadas, rampas e banheiros acessíveis. 

As obras de reforma e ampliação do Cais Guanabara estão em andamento para que o local seja transformado em UPA 24h de Porte III, que consegue atender casos graves. Foi realizada a readequação de três leitos e os consultórios serão adequados às portarias do Ministério da Saúde. A nova unidade está sendo adaptada para ser totalmente acessível, com adequação no balcão da emergência e recepção do ambulatório.

Os consultórios odontológicos passarão de 5 para 6, novas salas de classificação de risco e quarto de isolamento individual serão construídos. A reforma fará que a unidade que atendia em média 5.500 pessoas por mês, consiga atender mais de 10.100 mensalmente entre urgência, ambulatório e saúde familiar.

As transformações também acontecem no Cais Jardim América, após paralisação devido a empresa responsável pela construção desistir, a nova licitação foi realizada, e a obra reiniciada em junha. A unidade já está 75% concluída.

Os Cais Cândida de Morais, Ciams Pedro Ludovico também estão sendo reformados.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp