Aprovação de Bolsonaro sobe e é a melhor de todo o mandato

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, o presidente Jair Bolsonaro tem agora a melhor aprovação de todo o seu mandato. Os índices que consideram o governo como ótimo ou bom subiram de 32 para 37%, de junho até agosto.

Um dos fatores seria o Auxílio Emergencial. Apesar de críticas fortes recebidas na semana em que o Brasil completou 100 mil mortos pela Covid, a maneira como o presidente lidou com a economia durante a pandemia parece ter agradado.

Durante este período, muitos brasileiros ficaram desempregados e sem renda fixa. O governo federal já desembolsou cerca de 275 bilhões de reais em medidas de combate ao vírus e alívio dos reflexos na economia, segundo o Siga Brasil.

Entre as regiões do país, o maior crescimento foi registrado no nordeste. Bolsonaro tem feito muitas visitas na região e inaugurou, no final de junho, um novo trecho da obra de transposição do Rio São Francisco. Esses fatores podem ter sido determinantes para o ganho de popularidade.

Na região, de acordo com o levantamento, a rejeição do presidente caiu de 52% para 35%. Em contrapartida, a avaliação positiva subiu de 27% para 33%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp