Goiás bate Atlético e sai em vantagem em busca por vaga na decisão

O Goiás venceu a primeira partida da fase semifinal do Campeonato Goiano, contra o Atlético Goianiense, por 2 a 1, no Serra Dourada. Os gols alviverdes foram de Patrick e Tiago Luís. Júnior Viçosa descontou para o Dragão. Com o resultado, o Verdão pode empatar no próximo domingo, 23, que estará garantido na final.

Agora o time esmeraldino muda a chave e volta as atenções para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, 19 o Goiás vai até o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense, às 21h45, no Maracanã. Para avançar no torneio nacional, os goianos precisam apenas de um empate.

Por sua vez, o Atlético concentra todas as forças no jogo de volta da semifinal. O treinador Marcelo Cabo terá a semana cheia para trabalhar e organizar a equipe rubro-negra para o duelo decisivo.

Equilíbrio

A partida foi equilibrada desde o início.  A melhor oportunidade, porém, foi alviverde. Jean Carlos lançou Tiago Luís na ponta esquerda e ele, da entrada da área, bateu por cobertura. A bola passou por cima da meta defendida por Kléver e por muito pouco não encobriu o arqueiro atleticano.

O Dragão tinha mais posse de bola, mas pecava nos passes. Sem efetividade, o Atlético viu o Goiás abrir o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, Tiago Luís cobrou lateral na esquerda para Patrick. O lateral dominou, tabelou com o próprio Tiago Luís, invadiu a área, foi tocado por um marcador, conseguiu ficar de pé e finalizou com categoria, tirando de Kléver.

Na sequência, o próprio Patrick teve outra oportunidade, invadiu a área, mas errou no momento da finalização. Marcelo Rangel foi exigido em duas oportunidades nos minutos finais da etapa inicial. Em uma delas, Fábio Sanches quase marcou contra.

Segundo tempo

O equilíbrio continuou. Os times marcavam muito forte e procuravam qualquer espaço deixado pelo rival. Aos 10 minutos, o Atlético encontrou. Bruno Pacheco fez o cruzamento da esquerda e Júnior Viçosa cabeceou. Marcelo Rangel se esticou todo, mas não pôde evitar o gol.

O gol deixou os rubro-negros animados. Willians teve grande chance de virar, mas foi parado pelo arqueiro esmeraldino. Para equilibrar as ações, o treinador Silvio Criciúma mexeu na equipe. Funcionou.

Aos 40 minutos, Tiago Luís recebeu no meio campo, tabelou com Aylon e bateu rasteiro, cruzado, da entrada da área. A bola passou por Kléver e entrou no canto direito da meta atleticana para selar o triunfo alviverde.

DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp