Durante audiência com MP-GO e Procuradoria Eleitoral, partidos aderem a compromisso para eleições limpas

Na tarde desta segunda-feira, 17, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Ministério Público Federal em Goiás promoveram audiência pública com representantes de partidos políticos aderir o compromisso político que objetiva eleições limpas em novembro. Na reunião virtual compareceu os representantes do: PROS, PSDC, Unidade Popular, PSL, PSC, Rede, Republicanos, Patriota, PTB, PP e PRTB.

A coordenadora da Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, enfatizou, na abertura da reunião, a importância do termo ser assinado, visando benefícios para a sociedade. “A proposta é que sejam adotadas as melhores medidas em cada situação, respeitando-se a peculiaridade de cada município, garantindo a probidade e a lisura do pleito”, disse.

O promotor eleitoral Cassius Marcellus de Freitas, responsável pela Coordenadoria Estadual de Apoio aos Promotores Eleitorais do MP-GO (Ceap), destacou que se trata de uma construção com os partidos, buscando que garantir legitimidade eleitoral. Cassius acrescentou que a eleição é um dos objetos mais importantes na democracia e que é importante os partidos reafirmar publicamente esse compromisso com a sociedade.

O promotor eleitoral destacou que os partidos devem estimular, propiciar e garantir a efetiva representatividade feminina, combater fraudes no lançamento de candidaturas de mulheres, combater a notícias falsas (fake news). Sobre o financiamento das campanhas, ele acrescentou que os recursos devem ser corretamente empregados e que haja transparência.

O procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva, explica que o acordo é uma parceria necessária, que busca garantir que a eleição seja realizada de forma limpa, sem fraudes ou irregularidades. “Que possamos mostrar à sociedade uma realidade que consubstancia a verdadeira opinião do eleitor”, afirmou. Pontuou ainda que ações preventivas e de esclarecimento aos candidatos são importantíssimas. “No processo eleitoral, a responsabilidade pela boa condução do pleito é de todos”, expressou.

Os participantes da audiência discutiram a minuta do termo de compromisso público, que havia sido enviada previamente a todos, sendo ajustados alguns pontos, a pedido dos representantes dos partidos. A versão final do documento foi aprovada pelos presentes, com consequente adesão dos partidos, à exceção do representante do PROS, que se pronunciara posteriormente, pois a área jurídica não havia sido consultada.

Os partidos que não assinaram o acordo e têm interesse na adesão podem encaminhar solicitação ao e-mail [email protected]

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos