Seguindo o calendário do Ministério da saúde, no dia 31 de agosto, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encerrará a campanha de vacinação contra Sarampo, que havia sido iniciada em outubro de 2019.
A meta da campanha era de imunizar aproximadamente 680 mil pessoas na capital, entre 20 e 49 anos, independente de doses tomadas. Até o momento apenas 41 mil procuraram os postos de vacinação. A vacina ofertada é a tríplice viral, que age contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.
A transmissão do vírus é de pessoa para pessoa, de forma aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não são imunes.
A vacina é de vírus atenuado, contraindicada para gestantes e imunodeprimidos (pessoas que fazem tratamento com radioterapia/quimioterapia, portadores de HIV e doenças imunossupressoras).
A vacinação acontece em todas as unidades de saúde de Goiânia que possuem sala de vacina e, todas pessoas dentro da faixa etária devem ser vacinadas, independente do número de doses anteriores.