Bolsonaro promulga e regulamenta a profissão de historiador

O presidente Jair Bolsonaro promulgou a lei que regulamenta a profissão de historiador no Brasil. A publicação foi feita na madrugada desta terça-feira, 18, no”Diário Oficial da União” (DOU).

O  Congresso derrubou o veto, do presidente, no dia 12 de agosto em sessão remota.

Segundo o texto, poderá exercer a profissão de historiador quem tiver diploma de curso superior, mestrado ou doutorado em História. Profissionais de outras que tenham exercido a profissão por mais de cinco anos, também podem exercer a profissão.

Será considerada a especialização com linhas de pesquisa relacionadas à área. Em casa de formações realizadas fora do país, o curso precisará ser revalidado no Brasil.

Segundo a proposta, o historiador pode, dar aula, fazer pesquisas, assumir serviços de documentação e informação histórica, cuidar da preservação de documentos. É necessário registro profissional para exercer a função.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos