Melhores trilhas para Mountain Bike no Brasil

Por Livia Duarte

 

Mountain bike, MTB ou BTT é uma bicicleta de montanha ou bicicleta todo terreno, usada no ciclismo de montanha, modalidade que tem por objetivo transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

Projetada para levar você a situações extremas como descidas e subidas íngremes, terrenos acidentados, buracos, raízes, caminhos estreitas e muito mais desafios inesperados pela frente, é o que torna esse esporte cada vez mais apaixonante.

Nenhuma trilha é igual à outra e até um mesmo circuito pode oferecer desafios diferentes a cada vez que é percorrido.

Quem praticada essa modalidade sempre busca novos percursos a serem exploradas. Por isso, viemos trazer as melhores trilhas de Mountain Bike no Brasil. Confira.

1- Zoom Bike Park

O parque fica localizado na Fazenda Rancho Santo Antônio, próximo ao horto florestal de Campos do Jordão – São Paulo. São mais de 32 km de puro contato com a natureza, excelente estrutura, banheiros com ducha e café.

Para os adeptos do single track, aqui é literalmente um parque de diversões. O parque recreativo tem diversas trilhas para mountain bike, separadas por graus de dificuldade.

2- Serra das Areias

A Serra fica no município de Aparecida de Goiânia, cerca de 9 km da capital. A região das trilhas é conhecida como Campos Dourados, os percursos são técnicos, com bastante cascalho e altos degraus de pedras. É um local belíssimo com cachoeiras para se refrescar durante o percurso, fica praticamente dentro da capital. As trilhas não são indicadas para iniciantes, devido à dificuldade em alguns pontos que exigem experiência e uso de técnicas mais apurada e equipamentos de proteção específicos.

3- Morro Feio

O Morro Feio é lindo! É assim que os bikers costumam chamar. Localizado no município de Hidrolândia, interior goiano, aproximadamente 36 km da capital, o morro tem trilhas com muitos obstáculos como pedras, galhos, subidas e descidas técnicas como pode ver na foto o famoso colchão de pedras. Um paraíso que todo praticante do mountain bike precisa conhecer. Percurso não indicado para iniciantes.

4- Circuito Vale Europeu

Um dos principais destinos do país criados para a prática do cicloturismo está localizado em Santa Catarina. Com uma excelente estrutura os ciclistas recebem, na saída, um guia com mapas e todas as orientações que precisam para a viagem. Ganham um passaporte que pode ser carimbado nos estabelecimentos turísticos que dá direito a um certificado de conclusão do circuito.

5- Chapada Diamantina

Já pensou em conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina de bicicleta? É possível, com planejamento e tempo, você consegue explorar bem a região de serras, as cachoeiras, grutas, poços. Tem bastante trilha de tirar o fôlego.

6- Costa do Descobrimento

Areia, água e sal. Um percurso em vários tipos de terreno, trechos em areia, terra firme, travessias de rios, falésias.  A rota do descobrimento vai de Prado à Arraial d’ Ajuda na Bahia. A trilha passa por pontos históricos interessantes, Monte Pascoal, foz do rio Cauí, local do primeiro contato com os índios brasileiros. Pode ser considerado um paraíso.

7- Trilha Borbolight

O trajeto é circular, partindo da cidade mineira Rio Acima passando por cachoeiras e pelo Parque Nacional da Serra da Gandarela. O circuito tem dificuldade moderada apresentando single tracks com algumas valas, erosões, pedras, rochas nuas, areia e cascalho o trajeto é pouco movimentado, um excelente percurso pra quem procura sossego.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp