Nesta terça-feira, 19, a Polícia Civil de Goiás, por meio do Setor de Psicologia da 1ª Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam) de Goiânia, iniciou as atividades do grupo reflexivo virtual para homens autores de violência doméstica. A ação foi realizada por meio da plataforma Google Meet.
O grupo reflexivo é uma proposta de intervenção homens que praticaram violência contra as mulheres. Com a aprovação da Lei Maria da Penha em 2006, se consolidou focando em autores masculinos de violência contra as mulheres e que foram encaminhados pela Justiça.
O grupo reflexivo foi iniciado em setembro de 2019, na 1ª Deam. O projeto é desenvolvido e administrado pelo Setor de Psicologia, supervisionado delegada titular Paula Meotti. Devido a pandemia da Covid-19, os encontros presenciais passaram a acontecer de forma virtual.
Os participantes, encaminhados pela Justiça, são atendidos individualmente pelas psicólogas, recebendo informações sobre as regras, os objetivos dos encontros, fatores éticos e a importância do sigilo.
Os homens receberam instruções sobre o uso para os meios tecnológicos necessários, como internet e aparelho celular compatível, para acessar o aplicativo de reuniões virtuais. Aqueles que se adequam as condições necessárias, declaram seu comprometimento em participar. Foi mostrado por estudos que não há reincidência entre os participantes em casos de violência doméstica à mulher.