Prefeitura de Aparecida autoriza reabertura de bares

Na tarde desta terça-feira, 25, a Prefeitura de Aparecida publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município a Portaria de nº 063/2020-GAB/SMS, que altera o Artigo 1º da Portaria 048/2020-GAB/SMS, que estabelece normas para o retorno das atividades em estabelecimentos de alimentação e bebidas no município.

A partir desta terça-feira, pode se realizar a reabertura de estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, como bares e similares, atendimento ao público de acesso, uso do ambiente interno de padarias e congêneres, sendo necessário que siga as determinações da Vigilância Sanitária Municipal.

Foi alterado o item III do Artigo 1º com a seguinte determinação: os horários de funcionamento podem ter início normal, mas o fechamento deve ser até 00h (meia noite). Foi excluído o item IV mesmo Artigo referente à proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no ambiente interno dos estabelecimentos.

O Artigo 4º proíbe o consumo no local de pessoas em pé, sem acomodação, o uso de brinquedotecas, utilização de narguilé e show de música ao vivo.

Os estabelecimentos devem controlar o acesso de pessoas, realizar medição de temperatura na entrada, e exigir o uso de máscaras, obrigatórias em todo município. É recomendado que os talheres sejam embalados individualmente, e que seja mantidos protegendo, copos, pratos e demais utensílios.

Os estabelecimentos devem  intensificar a higienização de mesas, cadeiras, maçanetas, superfícies do buffet, café e balcões, bem como os procedimentos de higiene da cozinha e do(s) banheiro(s).

A retomada das atividades podem ser feitas após assinatura do Termo de Compromisso disponibilizado pela prefeitura pela plataforma Retomada Responsável e fixar o documento em local visível.  

Para mais informações sobre as regras contidas nas portarias, acesse https://webio.aparecida.go.gov.br/diariooficial/download/1461

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp