Vila supera Aparecidense e fica perto da final

O Vila Nova bateu a Aparecidense por 2 a 1 e abriu vantagem para o jogo da volta da semifinal do Goianão. O treinador Mazola Júnior surpreendeu ao escalar o Tigre com três atacantes, mas a estratégia deu certo. O setor ofensivo foi o diferencial colorado no triunfo.

O público também compareceu em grande número. Pouco mais de 10 mil pagantes compareceram ao Serra Dourada para ver Wallyson e Mateus Anderson anotarem os gols do triunfo vilanovense.

No jogo da volta, a equipe colorada pode empatar que estará na decisão. A Aparecidense precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar. Um triunfo do Camaleão por um gol leva o confronto para os pênaltis.

O jogo

Logo no início da partida, o Vila abriu o placar. Aos três minutos, o zagueiro Robson, da Aparecidense, cortou mal a bola dentro da área. A bola caiu nos pés de Wallyson, que fuzilou para dentro das redes.

No minuto seguinte, Mateus Anderson quase ampliou o marcador. O atacante foi lançado em velocidade, invadiu a área e conseguiu tirar de Pedro Henrique. A finalização foi para fora, mas por muito pouco.

A primeira boa oportunidade do Camaleão veio aos 25 minutos. Robert recebeu na entrada da área e arrematou, assustando Elisson. A Aparecidense tentava pressionar, enquanto o Vila se armava para dar o bote no contra-ataque e, aos 34, foi fatal. Mateus Anderson puxou contragolpe em velocidade e soltou uma bomba para vencer Pedro Henrique e fazer 2 a 0.

No segundo tempo, o Tigre, apesar da vantagem, não abdicou de atacar. A Aparecidense precisava marcar para se manter viva no confronto. Depois de muita pressão, Washington conseguiu diminuir aos 30 minutos. O meia cobrou falta no canto direito e não deu chances para Elisson.

O Camaleão seguiu em busca do empate e deixou espaço para os contragolpes do Vila. Em um deles, Magno Silva surgiu como um raio na área dos visitantes e obrigou Pedro Henrique a fazer boa defesa. O goleiro foi acionado mais uma vez aos 40, após chute de Everton, que quase anotou o quarto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Israel ataca aeroporto no Iêmen com diretor da OMS presente no local

Israel realizou ataques aéreos nesta quinta-feira, 26, contra o aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, e outros alvos controlados pelos rebeldes huthis. As operações, que deixaram pelo menos seis mortos, ocorreram após os disparos de mísseis e drones pelos huthis contra Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o objetivo dos ataques é enfraquecer o que chamou de “eixo do mal iraniano”.

Os bombardeios atingiram o aeroporto de Sanaa e a base aérea de Al Dailami, além de instalações militares e uma usina de energia em Hodeida, no oeste do país. Testemunhas relataram ao menos seis ataques no aeroporto, enquanto outros alvos incluíram portos nas cidades de Salif e Ras Kanatib. Segundo o Exército israelense, as estruturas destruídas eram usadas pelos huthis para introduzir armas e autoridades iranianas na região.

Durante o ataque ao aeroporto de Sanaa, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estava presente. Apesar dos danos e vítimas relatados, Tedros afirmou estar “são e salvo”. No entanto, um membro da tripulação de seu avião ficou ferido. A comitiva da OMS e da ONU que o acompanhava não sofreu ferimentos graves.

O Irã, aliado dos huthis, condenou os ataques israelenses, classificando-os como um “crime” e uma violação da paz internacional. Os rebeldes huthis também denunciaram os bombardeios, chamando-os de uma “agressão contra todo o povo iemenita”.

Desde 2014, os huthis controlam grande parte do Iêmen, incluindo Sanaa, após a derrubada do governo reconhecido internacionalmente. A guerra, que se intensificou com a intervenção de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, transformou o conflito em uma das maiores crises humanitárias do mundo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp