Avião militar mais moderno do Brasil reforçará Base Aérea de Anápolis

A Base Aérea de Anápolis receberá o avião militar mais moderno do mundo. O anúncio foi feito na última segunda-feira, 17, pelo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) tenente brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.

O comandante esteve no Palácio Pedro Ludovico Teixeira para receber a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida pelo Governo de Goiás. Na oportunidade, Rossato destacou que o plano estratégico da Aeronáutica prevê uma série de ações para ampliar e melhorar as condições da FAB em Anápolis. “Em breve, novos vetores cruzarão o céu goiano, destacando-se o cargueiro KC 390”, afirmou.

O avião citado pelo comandante ainda está em fabricação pela Embraer, mas já é considerado o avião militar mais moderno do país e o maior já fabricado em território nacional. O modelo será usado para transporte tático e logístico, com capacidade de reabastecimento em pleno voo.

Agradecimento

A homenagem que conferiu ao comandante Nivaldo Rossato a maior honraria do estado foi, de acordo com o governador Marconi Perillo, um agradecimento à Aeronáutico por ter escolhido Goiás e Anápolis para sediar um dos mais importantes alas do Brasil.

“Esse agradecimento se reveste da maior envergadura na medida em que, ao transformar a antiga Base Aérea de Anápolis em ala II, o senhor e seu comando a transformam na mais importante base aérea do país”, disse o governador.

DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos