Goiasprev mantém suspenso recadastramento obrigatório de aposentados e pensionistas do Estado

O Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (Goiasprev), suspendeu temporariamente o recadastramento anual obrigatório, conhecido como prova de vida, dos aposentados e pensionistas da Previdência estadual, devido a pandemia do novo coronavírus.

A suspensão temporária começou em março de 2020, quando foi decretada a pandemia. Os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a junho de 2020 não foram bloqueados. A ação contemplou 16.795 usuários que estão recebendo seus pagamentos em dias.

De acordo com a gerente de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária, Marina Ribeiro Moreira, a suspensão da prova de vida obrigatória será mantida até que o Governo de Goiás decrete o retorno do atendimento presencial.

A regularização do cadastro de aposentados e pensionistas está sendo realizada para aqueles que tiveram os benefícios cortados antes de março de 2020, sendo necessário o pré-agendamento, realizado por videoconferência.

Segundo a gerente, durante o período de teletrabalho, dos 533 bloqueados antes de março, foram regularizados 323 cadastros por videoconferência, restam 190 pessoas em situação de bloqueio.

O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, explica que essa ação foi iniciativa do governador Ronaldo Caiado em relação ao isolamento social. 

“Além de zelar pela vida dos nossos beneficiários, em sua maioria do grupo de risco, e também dos nossos colaboradores, o governador manteve os pagamentos em dia, evitando transtornos a milhares de famílias que dependem dos benefícios da previdência estadual”, informa o presidente.

Para agendar o atendimento para desbloqueio do benefício deve acessar um dos canais da Goiasprev, disponíveis no site www.goiasprev.go.gov.br.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp