Um protesto em frente ao Zoológico de Goiânia, ocorrido neste domingo, 30, pediu a transferência do urso Robinho para um santuário no interior de São Paulo. O ato reuniu ativistas, membros de entidades protetoras dos animais e outros moradores da capital que não concordam em manter o animal em Goiânia.
No protesto, uma manifestante se vestiu de urso, para representar Robinho, e, junto com os demais, carregou faixas que pediam “compaixão”. Os participantes do ato deram um abraço simbólico no Zoológico e, em seguida, fizeram uma carreata passando pelo Setor Oeste, pela Praça Tamandaré, Bosque dos Buritis e, ao final, deram uma volta na Praça Cívica.
Uma ação corre na Justiça para definir o destino do urso com decisões favoráveis tanto para a permanência quanto para a mudança de Robinho. A medida mais recente determina que o animal fique no Zoológico de Goiânia, onde vive desde que nasceu.
Na ação, a administração de Goiânia foi acusada de maus tratos ao animal, mas negou as denúncias. Recentemente, Robinho ganhou um novo espaço no Zoológico, maior do que onde costumava ficar.