Entidade realizará ações sobre sinal digital de TV

A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico de televisão para o digital, realizará de 19 a 30 de abril várias ações nos terminais de ônibus de Goiânia e Aparecida. O objetivo é levar informações para população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, verificar se a pessoa tem direito ao kit gratuito e já fazer o agendamento para retirada em um dos 38 pontos de distribuição.

Será montando nos terminais Bandeiras, Cruzeiro, Garavelo, Isidória, Veiga Jardim, Parque Oeste, Araguaia, Maranata, Recanto do Bosque, Vera Cruz, Vila Brasília e Goiânia Viva um estande para distribuição de materiais informativos sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV. Nos locais também estarão presentes promotores que verificarão por meio do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) se a pessoa tem direito a retirar o kit gratuito e farão o agendamento para retirada com data e horário marcados.

“É importante a população verificar se tem direito ao kit gratuito. Como são mais de 20 programas sociais do governo federal, muitas vezes a pessoa não sabe se está inscrita em algum projeto. Como a maioria da população utiliza o transporte público, estamos dando esta oportunidade para que seja possível se informar nos terminais de ônibus e já realizar o agendamento para retirada”, comenta o gerente regional da Seja Digital, Rommel Sena.

No dia 31 de maio de 2017, o sinal analógico de televisão será desligado em Goiânia e em mais 28 municípios do Estado de Goiás. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp