A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 09, aponta que nos últimos doze meses a indústria goiana cresceu 2,5%, nos últimos sete meses 1,7%, em relação ao mesmo período em 2019.
Goiás está em segunda posição entre os locais pesquisados, 14 estados, e Região Nordeste, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, 4,1%. O governador, Ronaldo Caiado afirma pensar no futuro. Os demais estados tiveram saldos negativos, o Brasil registrou índice de -5,7%.
Goiás apresenta números positivos dos últimos três registros feito pelo IBGE: 2,5% (julho), 2,3% (junho) e 1,4% (maio). O estado fica em segundo lugar em relação aos demais locais apurados. Em relação ao crescimento da região no mesmo período do ano anterior, 2019, julho registrou aumento de 4%, em junho chegou a 6,2% e maio a 1,6%.
“Nós fizemos a estruturação da saúde, fizemos a Secretaria da Retomada, foi o único Estado que deu um passo adiante”, afirma o governador Ronaldo Caiado. “Nós já estamos preocupados em buscar soluções e, se Deus quiser, vamos ser o primeiro Estado a sair da crise, tanto econômica, de desemprego e a crise social”, declara.
Titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Adonídio Neto acredita numa saída rápida para a crise. “Minha expectativa é que vamos sair da crise ainda este ano. As condições para que isso ocorra estão colocadas e, acredito, que até o final de 2020 estaremos numa situação ainda melhor, com indicadores mais positivos”, diz o secretário.