Por Murilo Mendes Felipe
Ganhar dinheiro dentro do conforto de casa é o desejo de muitos brasileiros. A pandemia do novo Coronavírus acabou gerando demandas financeiras em muitos lares e, diante disso, a busca por alternativas em suprir prejuízos tem aumentado cada vez mais. Para muitos, iniciativas empreendedoras é a realização de um sonho, para outros é uma resposta frente as necessidades. Mas, seja o motivo que for, é sempre interessante alargar as possibilidades e encontrar formas de fazer uma “graninha” extra.
Pensando nisso, algumas formas são bem fáceis e práticas, pois se utilizam daquilo que você já é capaz de oferecer e provavelmente não havia pensado em monetizar. Esqueça as “fórmulas mágicas” que muitos lugares prometem, mas perceba aquilo que vai de encontro à demandas reais e que beneficiam ambas as partes.
Vai aí, algumas dicas bem interessantes. Confira.
1 – RESPONDER PESQUISAS ONLINE
As companhias buscam a opinião dos consumidores através desses mecanismos que remuneram aqueles que dispendem o seu tempo para responder pesquisas online. As fazer isso, os participantes são recompensados com pontos, que podem ser trocados por produtos ou benefícios. Há serviços que até permitem o resgate de quantias em dinheiro.
2 – VENDA OU REVENDA DE PRODUTOS
A ideia é colocar o que você não está usando para vender e descolar uma renda extra nessa transação.
Quem sabe você tenha uma prancha de cabelo que não usa mais. Ou aquela casinha de cachorro que seu companheiro de quatro patas não cabe mais. Ou quem sabe o computador antigo, mas que ainda funciona e pode ser usado por outras pessoas.
3 – ALUGUE ALGUM BEM
Sabe aquela caixa organizadora ou térmica, barraca de viagem ou qualquer produto de grande durabilidade que você não faz uso com frequência? Então, disponibilize para aluguel e lucre um dinheirinho de tempo em tempo.
4 – ALUGUE UM QUARTO NA SUA CASA
Você tem um cômodo ou quarto sobrando na sua casa? Se sim, ele pode muito bem ser rentabilizado com o airbnb. Essa plataforma te permite alugar algum espaço da sua casa para turistas na sua cidade.
5 – ESCREVA COMO FREELANCER
Se você escreve bem, está na hora de fazer dinheiro com esse dom. Atualmente, na internet, há uma infinidade de conteúdos gratuitos e de qualidade sobre qualquer assunto. Assim, basta um pouco de estudo e dedicação e, é claro, desenvolver o hábito da escrita para que você tenha sucesso com essa forma de ganhar dinheiro.
6 – OFEREÇA SERVIÇOS DE TRADUÇÃO
Se você é fluente em alguma língua estrangeira, como o inglês, espanhol ou qualquer outra língua, você pode capitalizar esse seu dom cobrando pelo serviço de tradução! É um serviço de extrema necessidade na internet.
7 – TRABALHE COMO ASSISTENTE VIRTUAL
Em resumo, é uma pessoa que ajuda empreendedores a tocarem seus negócios. Serviços como gestão de redes sociais, suporte ao cliente, gestão de sites e outros, são feitos por esse profissional, basta ter um computador e internet em casa. Busque sites para trabalhos freelancers.
8 – ESCREVA E VENDA SEUS PRÓPRIOS LIVROS
Mais uma vez a possibilidade de utilização dos próprios dons. Você domina algum assunto? Sabe falar de temas específicos? Então compartilha o conhecimento através de suas próprias produções. Talvez faça cursos online e cadastre em plataformas destinadas a isso. É hora de fazer sua marca e rentabilizar seus aprendizados.
9 – VEJA PROPAGANDAS ONLINE
Existem diversos programas que pagam para que você assista e clique em anúncios online. O modelo de negócio online é similar as pesquisas respondidas que citamos a pouco. Procure saber mais sobre as empresas que oferecem essa renda.
10 – OFEREÇA UM SERVIÇO PET-SITTER
Os animais de estimação fazem parte do lar de muitas famílias, mas nem sempre todos tem o tempo que gostaria para os pets. Esse trabalho vem de encontro a isso, você se disponibiliza a levar os animais para passear, dar banho ou mesmo ir ao veterinário. Todos acabam lucrando e os pets agradecem.