Por Murilo Mendes Felipe
Leitura é prática. Essa afirmação é a premissa que pode auxiliar de imediato a ação da leitura. Mas, por inúmeras questões, muitas pessoas não conseguem manter um nível satisfatório de concentração. Seja pelo acúmulo de atividades, pelo celular ou mesmo a falta de vontade.
Algumas técnicas podem ser fundamentais para que você potencialize a forma como pratica a leitura. Separamos algumas delas para você começar hoje mesmo.
1 – RESPEITE SEUS LIMITES
Não adianta insistir: a concentração tem um tempo de vida útil. Se você perceber que vai ficar muito tempo estudando ou lendo, para cada 50 minutos procure fazer uma pausa de 10 minutos. Use esse momento para se esticar, alongar, tomar uma água, ir ao banheiro… dê um tempo para sua mente descansar, se não você vai se esgotar.
2 – FOQUE NA LEITURA
Se você quer absorver o conteúdo da leitura, procure focar sua atenção para ela. Depois que você começar, rapidamente sua leitura ficará mais eficiente.
3 – EXEMPLOS SEMPRE FUNCIONAM
Para que a leitura seja compreendida de forma mais ampla, procure por exemplos práticos. Essa é uma das melhores formas de absorver o conteúdo aprendido.
4 – EXPLIQUE O QUE ENTENDEU
Você já deve ter ouvido falar que uma forma de demonstrar aprendizado é ensinando aquilo que leu. Então, faça isso sempre para ter um balança mais consistente da captação das leituras que fez.
5 – NÃO SE COBRE TANTO
Ser um leitor voraz ou um estudioso nato requer prática e habilidade e isso só vem com o tempo. Para que essas realidades sejam verdade na sua vida, dê o primeiro passo: comece a fazer algo. Quando você menos perceber, já estará lendo pelo menos 2 livros ao mesmo tempo.
6 – SAIA DO CELULAR
A concentração realmente fica comprometida quando você tem um celular ou qualquer aparelho eletrônico por perto. Fique tranquilo porque se algo de realmente importante acontecer, alguém vai te ligar. Desligue a TV, desconecte-se do wifi e escolha um lugar tranquilo para fazer sua leitura de forma eficaz.
7 – SENTE-SE CONFORTAVELMENTE
A posição em que você fica contribui para um melhor desempenho dos seus estudos. Evite ficar deitado ou sentado de qualquer jeito, já que isso irá gerar um desconforto e sua mente irá se distrair para alertar você que aquela posição está te incomodando.
8 – ESTUDE EM HORAS PROPÍCIAS
Quem vai dizer pra você qual a melhor hora para estudar ou ler um livro é o seu cérebro. Você já percebeu que tem um horário no dia em que você se senta muito mais concentrado ou disposto? É exatamente neste período em que você deve focar. Ouça seu relógio biológico.
9 – LEITURA DINÂMICA
Ela é uma técnica bastante eficaz que pode ser muito útil em diversas leituras. Para realizá-la, procure acompanhar a leitura com a ajuda dos dedos ou determine um tempo de leitura, assim você pode rapidamente chegar ao final e metrificar o progresso. Mas essa técnica não funciona com leituras mais complexas, que exigem ainda mais concentração.
10 – LEIA E RELEIA
Uma outra técnica que facilita a absorção do conteúdo é fazer uma leitura inicial rápida, seguida posteriormente de uma leitura mais calma e centrada. Dessa forma, você já consegue ter uma noção do conteúdo e absorverá ainda melhor as informações.