Neste sábado, 19, Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realiza o quinto inquérito populacional para Covid-19. O objetivo é monitorar a evolução do vírus na capital, identificando quem já contraiu.
Está prevista a realização de cerca de 2.700 testes para validação da pesquisa. Eles serão aplicados em toda capital por meio de sorteio de quadras e lotes. Não será utilizado os testes rápidos doados pelo Ministério da Saúde (MS), mas outro tipo de testes disponibilizados pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG).
“Dessa vez será utilizado o exame sorológico por quimiofluorescência que detecta anticorpos IgG no organismo e exige uma estrutura laboratorial maior, com aparelhos específicos para leitura da presença de anticorpos que mostram se a pessoa teve ou não a doença”, relata o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes.
Estarão trabalhando no inquérito aproximadamente 800 profissionais, sendo 400 coletores e 400 agentes de endemias.Todos estarão uniformizados, utilizando máscaras e jalecos para garantir a proteção de todos.
O processamento dos testes será feito pelo laboratório Rômulo Rocha da UFG. O resultado estará pronto em aproximadamente sete dias. O resultado estará disponível no site da Prefeitura de Goiânia (https://saude.goiania.go.gov.br/inquerito-soroepidemiologico-do-covid-19/). Poderá ser consultado com o número de protocolo que for entregue durante a coleta de sangue.