Força Nacional manda bombeiros para ajudar no combate de incêndios no Pantanal

Nesta quarta-feira, dia 23, o Ministério da Justiça e Segurança pública enviou 40 bombeiros da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal.

O estado de Mato Grosso, destino dos homens da força, registra um recorde histórico de queimadas florestais neste ano. Fazem parte das equipes bombeiros do DF, de Goiás, do Paraná e do Pará.

O reforço foi assinado pelo ministro André Mendonça, e publicado no Diário Oficial da União, após pedido de ajuda do governador Mauro Mendes, do DEM do Mato Grosso.

Em primeira previsão, o grupo deve atuar por 30 dias na região, mas o prazo pode ser prorrogado mediante necessidade. Os incêndios já contam com o reforço de militares da Marinha.

Além de homens, o Governo Federal está mandando também 12 viaturas, dois micro-ônibus e um helicóptero. A equipe em questão já tem experiência em catástrofes, desastres e incêndios florestais.

(imagem: TV Globo/Reprodução)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp