Plano Diretor de Attílio Corrêa Lima é oficializado como o primeiro de Goiânia

Nesta quinta-feira, 24, o  prefeito de Goiânia, Iris Rezende, sancionou a Lei que reconhece, oficialmente, que o plano apresentado pelo arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima como o primeiro Plano Diretor da capital. O projeto de Lei foi de autoria da vereadora Cristina Lopes.

O prefeito Iris Rezende, durante a cerimônia de sanção, falou sobre a importância do arquiteto e urbanista na criação da capital. “É um justo reconhecimento ao homem que projetou os primeiros traçados da nossa cidade. Sinto-me bastante emocionado em ter sido na minha administração essa homenagem”, disse o prefeito.

Para a autora do projeto de Lei, a vereadora Cristina Lopes, o reconhecimento além de valorizar a história da capital, objetiva entender como a cidade foi projetada por Attílio com seus princípios de sustentabilidade e paradigmas urbanísticos.

“É de suma importância, nesse momento em que o Plano Diretor de Goiânia está em revisão, que olhemos para o passado e reconheçamos o trabalho do arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima. Trata-se também de justiça feita a um grande homem, que foi um visionário”, declarou Cristina.

O Plano Diretor oficial de Attilio Corrêa Lima estará disponível nos  sites oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal de Goiânia. Ele será digitalizado e publicado nas plataformas nos próximos dias.

1° Plano Diretor

Entre os anos de 1932 e 1935, Attílio Corrêa Lima, formado na Sorbonne, em Paris, foi indicado pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira para criar um plano plano urbanístico do núcleo inicial da capital, que tinha 50 mil habitantes. O plano foi entregue em 1935, porém, devido a questões  políticas e de especulação imobiliária, não foi reconhecido como o primeiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp