Nesta quinta-feira, 24, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, sancionou a Lei que reconhece, oficialmente, que o plano apresentado pelo arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima como o primeiro Plano Diretor da capital. O projeto de Lei foi de autoria da vereadora Cristina Lopes.
O prefeito Iris Rezende, durante a cerimônia de sanção, falou sobre a importância do arquiteto e urbanista na criação da capital. “É um justo reconhecimento ao homem que projetou os primeiros traçados da nossa cidade. Sinto-me bastante emocionado em ter sido na minha administração essa homenagem”, disse o prefeito.
Para a autora do projeto de Lei, a vereadora Cristina Lopes, o reconhecimento além de valorizar a história da capital, objetiva entender como a cidade foi projetada por Attílio com seus princípios de sustentabilidade e paradigmas urbanísticos.
“É de suma importância, nesse momento em que o Plano Diretor de Goiânia está em revisão, que olhemos para o passado e reconheçamos o trabalho do arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima. Trata-se também de justiça feita a um grande homem, que foi um visionário”, declarou Cristina.
O Plano Diretor oficial de Attilio Corrêa Lima estará disponível nos sites oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal de Goiânia. Ele será digitalizado e publicado nas plataformas nos próximos dias.
1° Plano Diretor
Entre os anos de 1932 e 1935, Attílio Corrêa Lima, formado na Sorbonne, em Paris, foi indicado pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira para criar um plano plano urbanístico do núcleo inicial da capital, que tinha 50 mil habitantes. O plano foi entregue em 1935, porém, devido a questões políticas e de especulação imobiliária, não foi reconhecido como o primeiro.