“Estamos unidos para fazer a diferença em Goiânia”, declara Samuel Almeida em reunião com lideranças do PRTB

Nesta sexta-feira, 25, durante encontro com lideranças do PRTB, Samuel Almeida reforçou o desejo de debater os problemas da cidade e transformar Goiânia na maior capital do país, agindo imediatamente com o compromisso de uma gestão de excelência.

“O que eu quero mostrar e proporcionar para Goiânia é a nossa experiência que temos de vida pública, a nossa trajetória. Tive a oportunidade de, por quase dois anos, conviver com os problemas de Goiânia, entender o município de Goiânia”, declara Samuel ao falar sobre seu trabalho como secretário de Governo de Iris Rezende.

O candidato a vice, Marcelo Freitas (PRTB), declarou que o trabalho de Samuel será em sintonia, pensando no melhor para a população. “Vamos trabalhar juntos para chegar no lugar que Goiânia merece. Junto com a população, vamos lutar, não por um projeto de poder, mas sim de trabalho”, relata.

O presidente Estadual do PRTB, Dênis Pereira, falou sobre a aliança entre PROS, Podemos e o PRTB, com o intuito de “levar os projetos do partido para os quartos cantos de Goiânia, e discutir os problemas da cidade. Goiânia tem capacidade de ser a melhor capital do país”, afirma.

A proposta é priorizar quatro áreas: economia, com programa de restauração da microeconomia, negócios de bairro; na saúde, testagem em massa e vacinação da população de Goiânia; mobilidade urbana, reprogramação do transporte público da capital; e educação, mais vagas em Cmeis e escolas integrais.

“É importante ter conhecimento e saber liderar. Ninguém governa sozinho, e nós podemos fazer a diferença em Goiânia. Quero cuidar das pessoas. Juntos, faremos uma gestão de excelência e vamos entregar Goiânia como a melhor capital do Brasil”, finaliza Samuel.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Produção de Pequi em Goiás atinge 3,7 mil toneladas em 2023

Em 2023, o estado de Goiás alcançou um marco significativo na produção de pequi, um dos símbolos culturais mais importantes da região. Conforme revela a edição de novembro do Agro em Dados, foram extraídas 3,7 mil toneladas do fruto, representando um crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior e estabelecendo um recorde na série histórica da extração de pequi em Goiás.

Os municípios que lideraram a extração de pequi durante o período de referência foram Sitio d’Abadia, com 989 toneladas, Damianopolis, com 599 toneladas, e Mambai, com 385 toneladas, todos localizados no Nordeste goiano. Essas regiões têm demonstrado um potencial produtivo ainda pouco explorado, mas com grande potencial para o desenvolvimento econômico.

A produção de pequi pode contribuir para o crescimento econômico de regiões com potencial produtivo ainda pouco explorado, observa Pedro Leonardo Rezende, titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Essa atividade pode gerar mais empregos e melhorias de renda para populações carentes, explica o secretário, destacando o impacto positivo da cultura do pequi na economia local.

Ilustrando o cenário de expansão da cultura, o pequi foi o principal responsável pelo aumento significativo da quantidade de produtos alimentícios extraídos em Goiás em 2023. Além disso, o fruto impulsionou o valor de produção da extração vegetal como um todo. Segundo dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro deste ano, o pequi gerou R$ 5,65 milhões em valor de produção, correspondendo a 37,1% do valor de produção total na extração vegetal em Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp