Maguito afirma que terá gestão ousada para avançar na modernização de Goiânia

Nesta quinta-feira, 1º, o candidato a prefeito de Goiânia pela coligação Pra Goiânia Seguir Em Frente, Maguito Vilela (MDB), durante mini-carreata na Região Oeste da capital, afirmou que vai realizar uma gestão ousada para “fazer de Goiânia uma das melhores cidades para se viver no Brasil”.

Acompanhado do deputado estadual Lucas Calil (PSD) e do vereador, Clécio Alves (MDB), representante da região e candidato à reeleição, Maguito falou sobre as obras de infraestrutura que estão sendo feitas na Região Oeste, como a reconstrução asfáltica de ruas e avenidas. O projeto faz parte do cronograma de obras da Prefeitura de Goiânia que contempla 110 bairros e ao todo vai requalificar 630 quilômetros de ruas e avenidas da capital.

“Na nossa gestão, não vamos desligar as máquinas um dia sequer. Sou candidato para fazer uma grande e ousada administração na área da educação, da saúde, dos esportes. Tenho experiência para conduzir essa cidade para mais progresso”, garantiu o candidato. “A saúde vai melhorar com Maguito prefeito, vamos continuar trabalhando para a nossa região e vamos trazer muito mais melhorias, além de continuar o trabalho que o nosso querido prefeito Iris Rezende tem feito”, declarou Clécio Alves.

O deputado Lucas Calil destacou que  Maguito os motivos para apoiar Maguito. “As pessoas me perguntam porque eu apoio o Maguito sendo que o meu partido tem um candidato. Eu estou ao lado daquele que é mais capacitado, eu sou deputado e ouço o que vem das ruas, eu sei o que o povo quer”, afirmou, acrescentando que o candidato foi um grande governador para Goiás e “promoveu uma verdadeira revolução” em Aparecida de Goiânia.

Durante o percurso, o candidato assegurou, moradores e comerciantes, que casos seja eleito vai investir em soluções tecnológicas para melhorar a vida dos goianienses. “Vamos melhorar a infraestrutura de internet na cidade, o que possibilitará à administração inúmeros recursos, como colocar ondas verdes inteligentes nos semáforos para avançar na mobilidade”, declarou

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás tem menor taxa de desemprego em 11 anos

No terceiro trimestre de 2024, o desemprego em Goiás atingiu a menor taxa (5,1%) dos últimos 11 anos, ficando abaixo da média nacional (6,4%) e se aproximando dos índices observados em economias avançadas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômica (OCDE), cuja taxa média foi de 5%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta sexta-feira, 22.

Desemprego

Conforme validado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), na comparação entre o terceiro e o segundo trimestre de 2024, o número de desempregados diminuiu 0,47%, consolidando Goiás como estado referência na recuperação econômica.

Quando comparado o terceiro trimestre de 2024, com o mesmo período do ano anterior, o estado apresentou ainda um crescimento de 2,1% no total de trabalhadores empregados, chegando a 3,8 milhões de goianos ocupados.

A taxa de informalidade também registrou queda no período, com uma redução de 1,1% no número de trabalhadores informais, totalizando 1,4 milhão de pessoas.

“Equilíbrio das contas públicas e custo mais baixo de investimento são os diferenciais de Goiás. Nossa fórmula para o sucesso também se ancora na infraestrutura moderna e no pilar segurança pública, que reduz os custos das empresas com seguros, segurança privada e perdas financeiras”, afirma o governador Ronaldo Caiado

“O cenário positivo no mercado de trabalho goiano é muito importante para a nossa economia. Hoje, além de oferecer segurança e liberdade para o empresário investir, contratar e gerar renda, Goiás estimula o cidadão a se capacitar e buscar as melhores oportunidades”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A indústria geral goiana também registrou variação positiva de 17,4%, com 483 mil pessoas ocupadas no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 72 mil em relação ao segundo trimestre do ano.

“O resultado reafirma o compromisso de Goiás em criar um ambiente favorável para investimentos, impulsionar a geração de empregos e consolidar nossa posição como um dos principais polos industriais do país”, reitera o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Sobre a PNAD Contínua

A pesquisa visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.

Tem como unidade de investigação o domicílio e foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o território nacional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp