Idosos já podem se vacinar contra a Influenza em Goiás

A Campanha contra Influenza 2017, que começou no dia 17 de abril, começa hoje (24) a vacinar pessoas que tenham mais de 60 anos de idade. O prazo para imunização desse grupo vai até o dia 28, próxima sexta-feira, nos postos de Saúde dos municípios, das 8 às 17 horas.

A vacinação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e vai até o dia 26 de maio. É destinada para os grupos prioritários, os únicos que serão vacinados: trabalhadores da saúde, idosos (60 anos e mais), gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores (rede pública e privada), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e população indígena. O Dia D está marcado para 13 de maio.

Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e Cartão de Vacinação, alerta a gerente de imunização da SES-GO, Clécia Vecci. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc). As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica.


Meta

A meta estabelecida para Goiás é de imunizar 1.573.343 pessoas. A previsão para o Estado é o envio de 1.730.700 doses. A estrutura para receber a população prioritária é de 911 postos de vacinação fixos, 850 postos de vacinação móveis e 320 viaturas e embarcações. O total de pessoal envolvido na campanha é de 5.448 pessoas.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de alto grau de transmissão e distribuição global. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Isso porque após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Goiânia
Em Goiânia, quase 128 mil idosos são alvo da Campanha de Vacinação contra influenza, que a Prefeitura realiza entre os dias 24 e 28 de abril. Maior percentual entre a população de risco, a vacina para pessoas com mais de 60 anos está disponível a partir de hoje em 37 postos de saúde. da cidade.

A estimativa total da população de risco para casos de influenza é 368.747 pessoas. A meta é que, no mínimo, 90% desse público seja imunizado, o que corresponde há 315.865 moradores da capital. Os idosos somam 127.724 desse total.


Calendário

Para otimizar o atendimento e minimizar filas, Goiás definiu um cronograma de vacinação por grupos prioritários. Confira a programação abaixo:
24 a 28/04: Idosos
02 a 05/05: Gestantes, puérperas e crianças
08 a 12/05: Comorbidades
13/05 Dia D: Todos os grupos
15 a 19/05: Professores
22 a 26/05: todos os grupos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp