Ronaldo Caiado entrega Selo Arte a produtores de queijos artesanais em Goiás

Neste sábado, 03, às 11h, o governador Ronaldo Caiado e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entregam as primeiras habilitações Selo Arte para produtores de queijos artesanais em Goiás. A solenidade será feita na sede do Sindicato Rural de Alexânia, durante a programação do projeto Agro pelo Brasil, realizado pelo Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/Senar). O evento será transmitido nas redes sociais de Caiado.

Antes da entrega dos selos,  às 10h, o governador e a ministra comparecem de debate sobre políticas públicas para o agro. Estarão presentes também o presidente da CNA, João Martins, do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg)/Senar, deputado federal José Mário Schreiner e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda. O mediador será o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. 

Na programação vespertina do projeto, está prevista a presença, em Alexânia, do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

A programação das 12h, conta com a visita à Queijaria Lima, do agricultor familiar Rafael Lima, de Alexânia, propriedade rural atendida pela Assistência Técnica e Gerencial para Agroindústria do Sistema Faeg/Senar. A unidade será uma das três primeiras no Estado a receber o Selo Arte. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos